Foram debatidas inovações para food service, farmácias, além de soluções elaboradas por startups - Divulgação
Foram debatidas inovações para food service, farmácias, além de soluções elaboradas por startupsDivulgação
Por O Dia
A Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj) e Escala Eventos promoveram na semana passada a 2a edição do Conecta Varejo. O evento reuniu as principais tendências em tecnologia do setor supermercadista e dos segmentos de food service, farmácias, shoppings e moda, além de soluções elaboradas exclusivamente por startups.
Entre as inovações apresentadas no evento de tecnologia se destacaram um robô humanoide, que realiza o primeiro atendimento aos clientes em um estabelecimento, uma impressora 3D de alimentos que permite imprimir diferentes tipos de comida em diversos formatos, além de canudos comestíveis biodegradáveis disponíveis em vários sabores.
Publicidade
O presidente da Asserj e idealizador do evento, Fábio Queiróz, afirma que o Conecta Varejo trouxe várias discussões e possibilidades de modelos para os negócios. 
“Foi um sucesso de público e de conteúdo. Tivemos muito esse cuidado na hora da curadoria dos palestrantes para que o todo conteúdo agregasse ao negócio do visitante. Que os varejistas ficassem ansiosos para voltar às suas empresas a fim de executar o que vivenciaram aqui”, comentou.
Publicidade
De acordo com ele, o varejo está em constante mudança, e é importante ter contato com a transformação digital primeiro e depois com as inovações. “É preciso desmistificar que a tecnologia é cara. Nesse evento colocamos o visitante em contato com tecnologias como aplicativos gratuitos, que antes não se podia maginar que seria possível”, afirmou.
“Não vivemos uma era de mudanças, mas uma mudança de era. Nos negócios precisamos ser únicos e com a ousadia de pensar em coisas reais e impossíveis. Esse pensamento é o que nos leva, realmente, para criar coisas e ideias inovadoras”, explicou Hélio Meirim, diretor-executivo da HRM Logística Consultora & Treinamento.
Publicidade
O Conecta Varejo 2019 também ofereceu condições especiais de financiamento para a implementação das tecnologias, com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio). “Colocamos no mesmo local e na mesma hora os compradores, que são os visitantes, os vendedores, que são os expositores, e o dinheiro, pois tivemos uma agência do Estado que faz o financiamento na hora”, informou o presidente.