Por O Dia
Rio - A Cervejaria Ambev apresenta o Save Energia (SaveE), uma plataforma online e gratuita para ajudar outras empresas a reduzirem o consumo de energia elétrica em suas operações. O programa compartilha boas práticas acumuladas pela cervejaria que, nos últimos oito anos, diminuiu seu índice de consumo de energia em 13%.

O passo a passo é muito simples: a empresa se cadastra na plataforma, responde algumas perguntas sobre a sua operação e recebe um diagnóstico do seu consumo de energia. Em seguida, a ferramenta gera um plano de ação personalizado para a realidade da companhia, com tarefas e orientações claras para economizar. A partir disso, a empresa pode monitorar periodicamente os resultados e estabelecer metas de redução.

“Decidimos compartilhar nossos conhecimentos em gestão de energia elétrica porque entendemos que não se constrói um mundo melhor sozinho e, desta forma, todos ganham: as empresas, cujas operações se tornam mais econômicas, e o meio ambiente”, afirma Wellington Catosso, especialista de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev. “Nós somos apaixonados por duas coisas: cerveja e sustentabilidade. Estamos sempre de olho em oportunidades para melhorar nossos processos e nossa eficiência” continua o executivo.

Desde 2010, a companhia reduziu em 13% o seu consumo de energia na produção de cervejas, refrigerantes, sucos e outras bebidas. O resultado é fruto de ações e projetos de melhoria e recuperação de equipamentos com foco em eficiência energética. Uma das principais estratégias da Cervejaria Ambev foi a criação de um manual de Eficiência Energética que contém atividades e procedimentos padronizados que são implementados nas cervejarias. As empresas que se cadastrarem no SaveE terão acesso a esse conhecimento. Um exemplo de prática é a substituição de 20 mil luminárias de vapor metálico por LED, o que gerou economia média de 60% na iluminação.


O SaveE foi inspirado em outro programa da Cervejaria Ambev, o SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica). Desde 2016, a iniciativa compartilha conhecimentos sobre gestão de água com outras empresas, também de forma gratuita e em uma plataforma online. Já são cerca de 160 companhias cadastradas, que reduziram seu consumo de água em uma média de 18% no último ano.

“Com o sucesso do SAVEh, percebemos que a mesma iniciativa poderia ser aplicada em outras frentes da cervejaria. Esperamos reproduzir os bons resultados”, explica Catosso. “Estruturamos o SaveE para ajudar as empresas, que podem adquirir conhecimento, implementar e monitorar os resultados em um mesmo lugar. Nossa expectativa é expandir as possibilidades dentro da plataforma, oferecendo cada vez mais conteúdo”, conclui o executivo.

O SaveE já está no ar e para acessar basta entrar no site: www.savee.ambev.com.br