Ex-diretor do Facebook e Google na França ajuda empresas brasileiras a inovar
Xavier Leclerc organiza, em junho, conferência .Futuro | Rio para empresários, empreendedores, estudantes e professores
Por Bernardo Costa
Depois de ter trabalhado como gerente de negócios no Google e Facebook, na França, onde nasceu, Xavier Leclerc decidiu rodar o mundo para escolher onde morar e empreender. Optou pelo Rio de Janeiro, a cidade que constatou maravilhosa quando aqui chegou em 2014. Aprendeu o português e foi à Escola de Samba. Pegou a 'alma carioca' e sentiu-se pronto para agir. Por meio da empresa MOX, que criou com Maria Pidner e Olivier Mourier, passou a organizar eventos internacionais para ajudar as empresas brasileiras na transformação digital. O principal deles é a conferência .Futuro | Rio, cuja terceira edição será realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Aqwa Corporate, na Zona Portuária do Rio.
Xavier Leclerc, de 40 anos, mira a indústria 4.0, que marca a chamada 4ª Revolução Industrial e envolve processos de automação com base em tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem. Coincidência nos números? Para ele, não. "É mesmo, estou no momento 4.0. Gostei disso. Vou usar!", diz.
Publicidade
É comum que Xavier responda assim a algum estímulo, uma postura prática que busca avançar a partir de uma informação nova. É o que pretende promover na .Futuro | Rio: dois dias inteiros com palestrantes de diferentes perfis e origens para tratar de tecnologia e inovação. A ideia, como diz, é que todos saiam do evento com uma 'opinião informada'.
Publicidade
"As empresas entendem que precisam mudar, mas não sabem como fazer. A conferência foi organizada para que os participantes voltem para os seus escritórios e coloquem as ações em prática. Tanto no palco quanto na plateia, haverá uma série de conexões para isso", explica.
O tema da conferência será 'A Humanidade Aumentada'. Com base nele, explica Xavier, os especialistas vão abordar o futuro do trabalho na relação do profissional com as novas tecnologias: "Queremos tirar a espuma de assuntos que ouvimos falar a todo o tempo, como inteligência artificial, e deixar as coisas claras, objetivas. O evento não tem perguntas e respostas. A ideia é deixar o público exposto a um conteúdo de alto nível, e que possa agir a partir disso".
Publicidade
Além das palestras e workshops, o evento aposta no networking entre os participantes: "Assim, fortalecemos o ecossistema empreendedor no Rio, criando pontes entre grandes e pequenas empresas, estudantes, professores e jornalistas".
Quando chegou em 2014, Xavier encontrou o Rio em plena preparação para os Jogos Olímpicos. A cidade se transformava e vivia um clima de euforia. "Percebemos que o Rio estava escrevendo uma nova história, começando pelos investimentos em infraestrutura. Decidimos abrir a Mox Digital para contribuir com esse desenvolvimento", lembra.
Publicidade
Se havia desafios na época para o Rio avançar, hoje Xavier acredita que eles estão maiores: "Ao mesmo tempo, percebo mais oportunidades, pois os empreendedores crescem na crise".
Publicidade
ESCOLA FRANCESA
A próxima iniciativa de Xavier Leclerc é trazer para o Rio de Janeiro a Escola 42, instituição francesa de programação que vai se instalar na cidade no fim deste ano. "Ela é referência mundial no assunto e oferece ensino totalmente gratuito a partir de uma metodologia inovadora", adianta.
Publicidade
PÚBLICO
O .Futuro | Rio espera receber 550 participantes, entre representantes de pequenas e grandes empresas, empreendedores, estudantes, jornalistas e professores. Serão 25 palestrantes.
Publicidade
NO PALCO
Entre os conferencistas, estão nomes como Antoine Harary, diretor global da Edelman Intelligence, Marcelo Câmara, diretor de inteligência artificial do Bradesco, Oskar Metsavaht, fundador e diretor da Osklen e o cientista Stevens Rehen, do D'Or Institute.
Publicidade
TEMAS
'Homem e tecnologia: entre competição e colaboração', 'Wearables, aplicativos e cibernética a serviço do Homem 2.0', 'Compreender o cérebro humano: qual impacto para as empresas?' e 'Novas formas de relacionamento no mundo corporativo' são alguns dos temas do evento.
Publicidade
WORKSHOPS
'A publicidade morreu. Viva a publicidade' vai abordar marketing de influência e de performance e mídia programática. Já a oficina 'A nova era industrial' será sobre cyber-security e inteligência artificial.