Depois de viajar pelo mundo, Xavier Leclerc decidiu morar no Rio de Janeiro para investir na cidade
 - fotos Daniel Castelo branco
Depois de viajar pelo mundo, Xavier Leclerc decidiu morar no Rio de Janeiro para investir na cidade fotos Daniel Castelo branco
Por Bernardo Costa
Depois de ter trabalhado como gerente de negócios no Google e Facebook, na França, onde nasceu, Xavier Leclerc decidiu rodar o mundo para escolher onde morar e empreender. Optou pelo Rio de Janeiro, a cidade que constatou maravilhosa quando aqui chegou em 2014. Aprendeu o português e foi à Escola de Samba. Pegou a 'alma carioca' e sentiu-se pronto para agir. Por meio da empresa MOX, que criou com Maria Pidner e Olivier Mourier, passou a organizar eventos internacionais para ajudar as empresas brasileiras na transformação digital. O principal deles é a conferência .Futuro | Rio, cuja terceira edição será realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Aqwa Corporate, na Zona Portuária do Rio.
Xavier Leclerc, de 40 anos, mira a indústria 4.0, que marca a chamada 4ª Revolução Industrial e envolve processos de automação com base em tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem. Coincidência nos números? Para ele, não. "É mesmo, estou no momento 4.0. Gostei disso. Vou usar!", diz.
Publicidade
Conferência .Futuro Rio traz especialistas internacionais para ajudar as empresas na transformação digital - Divulgação
É comum que Xavier responda assim a algum estímulo, uma postura prática que busca avançar a partir de uma informação nova. É o que pretende promover na .Futuro | Rio: dois dias inteiros com palestrantes de diferentes perfis e origens para tratar de tecnologia e inovação. A ideia, como diz, é que todos saiam do evento com uma 'opinião informada'.
Publicidade
"As empresas entendem que precisam mudar, mas não sabem como fazer. A conferência foi organizada para que os participantes voltem para os seus escritórios e coloquem as ações em prática. Tanto no palco quanto na plateia, haverá uma série de conexões para isso", explica.
Publicidade
O FUTURO DO TRABALHO
O tema da conferência será 'A Humanidade Aumentada'. Com base nele, explica Xavier, os especialistas vão abordar o futuro do trabalho na relação do profissional com as novas tecnologias: "Queremos tirar a espuma de assuntos que ouvimos falar a todo o tempo, como inteligência artificial, e deixar as coisas claras, objetivas. O evento não tem perguntas e respostas. A ideia é deixar o público exposto a um conteúdo de alto nível, e que possa agir a partir disso".
Publicidade
Além das palestras e workshops, o evento aposta no networking entre os participantes: "Assim, fortalecemos o ecossistema empreendedor no Rio, criando pontes entre grandes e pequenas empresas, estudantes, professores e jornalistas".
Quando chegou em 2014, Xavier encontrou o Rio em plena preparação para os Jogos Olímpicos. A cidade se transformava e vivia um clima de euforia. "Percebemos que o Rio estava escrevendo uma nova história, começando pelos investimentos em infraestrutura. Decidimos abrir a Mox Digital para contribuir com esse desenvolvimento", lembra.
Publicidade
Xavier Leclerc com os sócios Maria Pidner e Olivier Mourier - Divulgação
Se havia desafios na época para o Rio avançar, hoje Xavier acredita que eles estão maiores: "Ao mesmo tempo, percebo mais oportunidades, pois os empreendedores crescem na crise".
Publicidade
ESCOLA FRANCESA
A próxima iniciativa de Xavier Leclerc é trazer para o Rio de Janeiro a Escola 42, instituição francesa de programação que vai se instalar na cidade no fim deste ano. "Ela é referência mundial no assunto e oferece ensino totalmente gratuito a partir de uma metodologia inovadora", adianta.
Publicidade
PÚBLICO
O .Futuro | Rio espera receber 550 participantes, entre representantes de pequenas e grandes empresas, empreendedores, estudantes, jornalistas e professores. Serão 25 palestrantes.
Publicidade
NO PALCO
Entre os conferencistas, estão nomes como Antoine Harary, diretor global da Edelman Intelligence, Marcelo Câmara, diretor de inteligência artificial do Bradesco, Oskar Metsavaht, fundador e diretor da Osklen e o cientista Stevens Rehen, do D'Or Institute.
Publicidade
TEMAS
'Homem e tecnologia: entre competição e colaboração', 'Wearables, aplicativos e cibernética a serviço do Homem 2.0', 'Compreender o cérebro humano: qual impacto para as empresas?' e 'Novas formas de relacionamento no mundo corporativo' são alguns dos temas do evento.
Publicidade
WORKSHOPS
'A publicidade morreu. Viva a publicidade' vai abordar marketing de influência e de performance e mídia programática. Já a oficina 'A nova era industrial' será sobre cyber-security e inteligência artificial.