ilustração empregos marina - arte o dia
ilustração empregos marinaarte o dia
Por Marina Cardoso
Rio - Além da possibilidade de buscar oportunidades de emprego por meio dos postos SINE-RJ/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, há outros meios disponíveis para procurar postos de trabalho. Dessa forma, os desempregados não precisam sair de casa para concorrer às chances, poupando deslocamento e gastos. No Portal Emprega Brasil, da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), os interessados têm a oportunidade de concorrer às vagas oferecidas, conforme o perfil profissional.
Através da plataforma, é possível ver todos os detalhes referentes as ocupações divulgadas na ferramenta. O candidato pode digitar a ocupação que deseja pesquisar no quadro de vagas de emprego. Ao abrir, aparecerá todas as possibilidades correspondentes ao cargo escolhido. É possível filtrar por faixa salarial, localidade, tipo de contrato (permanente, temporário ou estágio), requisitos, para ver se requer experiência ou é exclusivo a pessoas com deficiência, e benefícios. As vagas são divulgadas diretamente pelos empregadores, que podem verificar o currículo dos trabalhadores.
Publicidade
Para concorrer às vagas e acessar a plataforma, O pretendente deve se cadastrar no portal. É preciso informar dados pessoais, por exemplo, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Quem é estrangeiro pode se inscrever. Para isso, é necessário clicar na tecla ‘Não sou brasileiro’. 
QUESTIONÁRIO
Publicidade
As informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Em seguida, a pessoa será direcionada para um questionário com cinco perguntas sobre informações da vida profissional e previdenciária.
Após responder a listagem, o trabalhador receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao site Emprega Brasil. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, é necessário aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 para auxílio, que
funciona de segunda a sábado das 7h às 22h para esclarecimento de dúvidas.
Publicidade
TOME NOTA
Como funciona
Publicidade
O trabalhador pode pesquisar vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, além de se candidatar às vagas, que estejam de acordo com o perfil profissional e agendar entrevistas.
Vagas
Publicidade
As vagas devem estar de acordo com o perfil profissional, com o interesse manifestado no cadastro feito no Posto do Sine, em participar de processos seletivos.
Atualização
Publicidade
Caso o trabalhador não encontre vagas no seu perfil, ele pode atualizar o cadastro profissional. Basta ir em ‘Menu Trabalhador’ e ‘Vagas de Emprego’. Se você já possuir cadastro, clique em ‘Visualizar o Cadastro do Trabalhador’. Caso não possua, clique em ‘Cadastrar Trabalhador na Intermediação de Mão de Obra’.
 
Publicidade