Preparativos para a inauguração do Shopping Via Rio Pavuna, do Grupo GR - 3. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Preparativos para a inauguração do Shopping Via Rio Pavuna, do Grupo GR - 3.Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Por Bernardo Costa
Na praça de alimentação do Shopping Via Rio Pavuna, espaço que foi aberto ao público na última sexta-feira, o empresário Clovis Barreto conta que gosta de investir em negócios que exijam ousadia. Foi assim que, em 2013, topou assinar contrato com a prefeitura em uma parceria público privada para a construção do empreendimento na divisa entre Pavuna e São João de Meriti. Foram seis anos de obras, que transformaram a infraestrutura urbana da região. Com as primeiras lojas já funcionando no térreo, o empresário espera chegar a 100% de ocupação no segundo semestre de 2020.
Enquanto caminha pelo shopping, Clovis Barreto comenta os planos de ocupação para os andares superiores — são quatro ao todo. E anuncia que o Centro Universitário IBMR irá se estabelecer no terceiro, com oferta de cursos técnicos e de graduação superior. Segundo Clovis, a proposta está de acordo com a característica que pretende imprimir no shopping: entretenimento com impacto social.
Publicidade
"A IBMR começa em julho. Também estamos em negociação com o Sesc e o Senac. A demanda por cursos técnicos é uma vocação da região", avalia Clovis, que anuncia, ainda, a instalação de uma rede de academias: "É a mesma que existe na Zona Sul. Assim, conferimos igualdade social ao moradores da Pavuna. Ainda temos um projeto para a instalação de seis salas de cinema". Sobre a ocupação das lojas, Clovis conta que tem buscado cont
Preparativos para a inauguração do Shopping Via Rio Pavuna, do Grupo GR - 3. Na foto, Clovis Barreto, sócio investidor do grupo. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
ato com marcas que caibam no bolso da população: "Neste momento, o lucro deve ser ponto dois. Explico aos interessados que o impacto social deve vir primeiro".
 
Publicidade
Expectativa para a geração de empregos

O Shopping Via Rio Pavuna foi erguido em um terreno onde funcionava uma rodoviária, que foi implodida pela prefeitura em 2012. Antes de o empreendimento ficar pronto, as intervenções de infraestrutura transformaram a região, com obras de drenagem, calçamento, arborização, paisagismo e ordenamento do trânsito.
"Antes, isso aqui era só barro, não dava nem para passar direito. Quando chovia, então, era um desespero", conta Carolina Maia, de 28 anos, se referindo à Rua Professor Lindolfo Gomes.
Publicidade
Moradora de Barros Filho, Carolina espera que o shopping traga empregos para a região. "Eu mesma penso em trazer o meu currículo", disse.
Preparativos para a inauguração do Shopping Via Rio Pavuna, do Grupo GR - 3. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Publicidade
A dona de casa Maria Andrade, de 65 anos, também tem a expectativa de que o empreendimento ajude no desenvolvimento do bairro: "A Pavuna merecia isso. Nós nunca tivemos nada aqui".
As lojas do Shopping Via Rio Pavuna ficam no térreo e cruzam as ruas Sargento de Milícias e Professor Lindolfo Gomes. O conceito integrado ao espaço público, explica Clovis Barreto, oferece facilidades ao lojista.
Publicidade
"A taxa condominial fica mais barata. Ainda oferecemos escala de valores no aluguel, com o preço cheio só a partir do terceiro ano".