Petrovic anunciou a lista dos 15 atletas que vão defender o Brasil na Copa do Mundo de Basquete - Divulgação/CBB
Petrovic anunciou a lista dos 15 atletas que vão defender o Brasil na Copa do Mundo de BasqueteDivulgação/CBB
Por Lance
Rio - O técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete, o croata Aleksandar Petrovic, anunciou nesta segunda-feira a relação dos 15 atletas convocados para a disputa da Copa do Mundo da China, que será realizada de 31 de agosto a 15 de setembro. Dentre os destaques, estão os veteranos Anderson Varejão, Marquinhos e Alex, os jovens, como Didi e Yago, e os atletas que disputam a NBA, como Bruno Caboclo e Cristiano Felício.

O armador Raulzinho, que assinou com o Philadelphia 76ers, ainda se recupera de uma lesão sofrida no tornozelo esquerdo no fim da última temporada e, em razão do tempo necessário para o fim do tratamento, não estará à disposição.

"Essa convocação traz três pontos importantes no grupo, ou seja, o primeiro é contar com alguns jogadores mais experientes, que todos queriam ver atuando pela Seleção Brasileira. O segundo reúne os atletas que estão jogando na NBA: Caboclo e o Felício, que todos têm muita vontade de ver jogando pelo selecionado nacional. Já o terceiro é formado por dois jovens - Didi e Yago - que chegam bem das ‘janelas’ das Eliminatórias, que disputamos durante um ano e meio", disse Petrovic, que vê uma mescla positiva no grupo:

"Todos os jogadores podem jogar em alto nível, por isso, me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no dia 25. Depois disso, eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer", acrescentou Petrovic.

A apresentação do elenco está marcada para 25 de julho (quinta-feira), em Anápolis (GO). De 26 de julho a 07 de agosto, a equipe nacional treina na citada cidade. No dia 08 de agosto, o Brasil enfrenta amistosamente o Uruguai, ainda em Anápolis (GO). Já no dia 10 de agosto, a Seleção Brasileira volta a jogar contra a equipe uruguaia, desta vez em Belém (PA).

Posteriormente, a delegação brasileira, já com os 12 jogadores definidos, embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, o Brasil treina e joga um torneio na mencionada cidade francesa.

Em seguida, a Seleção Brasileira segue viagem com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28 de agosto, o Brasil treina e disputa jogos preparatórios em Guangzhou, Wuhan e Liaoning, na China. Nos dias 29 e 30 de agosto, os comandados de Aleksandar Petrovic treinam na cidade chinesa Nanjing, concluindo a etapa de preparação.

"Estou muito satisfeito com a disposição dos jogadores para a Copa do Mundo. O grupo conta com quase todos os atletas que eu almejava, então, agora é fazer uma boa química e trabalhar os aspectos táticos, tanto defensivos, como ofensivos. Acredito que depois de 35 dias de pré-temporada, iremos seguir preparados para fazer um belo campeonato", completou o técnico.
CONFIRA TODOS OS CONVOCADOS

Alex Ribeiro Garcia (lateral) - 39 anos - 1m90 - Minas Tênis Clube - SP
Anderson França Varejão (pivô) 36 anos - 2m11 - CR Flamengo - ES
Augusto Cesar Lima Brito (pivô) - 27 anos - 2m08 - San Pablo Burgos (ESP) - RJ
Bruno Correa Fernandes Caboclo (lateral) - 23 anos - 2m06 - Memphis Grizzlies (EUA) - SP
Cristiano Silva Felício (pivô) - 27 anos - 2m08 - Chicago Bulls (EUA) - MG
Jhonatan Luz dos Santos - lateral - 32 anos - 1m96 - CR Flamengo - SP
Leandro Mateus Barbosa (lateral) - 36 nos - 1m92 - Minas Tênis Clube - SP
Lucas Dias Silva (ala/pivô) - 24 anos - 2m07 - Sesi Franca - SP
Marcelo Tieppo Huertas (armador) - 36 anos - 1m91 - SP
Marcos Henrique Louzada Silva (Didi) - ala/armador - 20 anos - 1m95 - New Orleans Pelicans (EUA) - SP
Marcus Vinicius Vieira de Sousa (lateral) - 35 anos - 2m07 - CR Flamengo - RJ
Rafael Freire Luz (armador) - 27 anos - 1m88 - MoraBanc Andorra (ESP) - SP
Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) - 33 anos - 2m08 - Sesi Franca - SP
Vitor Alves Benite (ala/armador) - 29 anos - 1m90 - San Pablo Burgos (ESP) - SP
Yago Mateus dos Santos (armador) - 20 anos - 1m78 - CA Paulistano - SP