Flamengo está próximo do título - Divulgação
Flamengo está próximo do títuloDivulgação
Por O Dia
Rio - Promovida pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), a quinta e última etapa do Campeonato Estadual deve confirmar o favoritismo do Flamengo, líder da competição, com 636 pontos, já que o Botafogo, segundo colocado, com 504 pontos, não participará de cinco das 14 provas. A regata será realizada neste domingo (13), a partir das 8h50m, nas raias do Estádio de Remo da Lagoa, com participação dos atletas medalhistas mundiais Emanuel Borges e Vangelys Reinke, do clube rubro-negro, e Uncas Tales e Lucas Vethein, do clube alvinegro. Líder do campeonato com 636 pontos (132 a mais que o Botafogo), o Flamengo quer conquistar o mais um título estadual e para isso intensificou os treinos dos atletas na reta final da temporada carioca.
"Os atletas estão treinando com muito foco para a última fase do Campeonato Estadual, assim como fizeram para conquistar as quatro regatas anteriores. Este ano tem sido especial para o remo rubro-negro, resultado de grande comprometimento dos remadores, da comissão técnica e do investimento que o clube fez para retomar a histórica hegemonia nacional", declarou Marcello Varriale, Gerente de Esportes Náuticos do Flamengo.
Publicidade
Na opinião do presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, o Flamengo tem tudo para quebrar a hegemonia do Botafogo, já que, apesar do título não estar matematicamente definido, o atual campeão não participará de cinco das 14 provas que serão realizadas e será bastante difícil recuperar os pontos na classificação geral do campeonato.
"Esta temporada foi uma reviravolta no remo carioca, o Flamengo investiu muito no seu departamento de remo e buscou reforçar seu elenco com remadores de outros clubes, causando um movimento no remo que muitos contestaram, mas qualquer conhecedor do esporte sabe que não é a primeira vez que acontece isso no remo, é cíclico", afirmou Paulo Carvalho.
Publicidade
Segundo Paulo Carvalho, o ano de 2019 foi altamente produtivo para o remo carioca, levando os atletas a competirem em altíssimo nível e dominarem o cenário do remo nacional, cuja estrutura das regatas estaduais e do Centro de Treinamento de Remo e Pararemo do Rio de Janeiro amparou o bom funcionamento dos eventos, inclusive as regatas internacionais que foram realizadas pela FRERJ.
Para o presidente da FRERJ, a última etapa do Campeonato Estadual é um programa imperdível, por conta do espetáculo da disputa que será proporcionado pelos remadores participantes. 
Publicidade
"Será um domingo de festa, pois o Estádio de Remo da Lagoa será palco de uma disputa acirrada entre Botafogo e Flamengo pela conquista do título. Tenho certeza que os atletas vão dar tudo de si para levar o troféu para seu clube. Vai ser um espetáculo para todos que comparecerem ao local", garante Paulo Carvalho.
Classificação geral:
Publicidade
1) Flamengo, com 636 pontos
2) Botafogo, com 504 pontos
Publicidade
3) Vasco da Gama, com 278
pontos.