Torcida do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Torcida do BotafogoVitor Silva/Botafogo
Por Lance
Rio - O Botafogo tem a terceira pior campanha do returno do Campeonato Brasileiro e convive com problemas financeiros fora de campo. Depois de um primeiro turno relativamente bom, terminando na 9ª colocação na tabela, estes seriam, teoricamente, motivos que afastariam o interesse do torcedor na equipe. Não foi o caso do Glorioso, que vem recebendo uma injeção de ânimo vinda das arquibancadas nas últimas quatro partidas.

Desde a vitória por 2 a 1 sobre o CSA, pela 27ª rodada, a diretoria do Botafogo vem explorando diferentes promoções visando atrair o público. Ingressos a partir de R$ 5, mulheres entrando de graça em setores específicos e a chance de sócios-torcedores levarem acompanhantes de graça são exemplos. O retorno foi, praticamente, imediato: nas últimas quatro partidas do Alvinegro como mandante no Campeonato Brasileiro, a média do público aumentou em cerca de 30%.

A média de público do Botafogo no Campeonato Brasileiro é de 15.970 pessoas por jogo. Vale ressaltar que o jogo mais cheio do Alvinegro na competição se deu contra o Palmeiras, no primeiro turno, quando o mando de campo foi vendido para Brasília. Se apenas compromissos no Estádio Nilton Santos forem contabilizados, a média do Glorioso no torneio é de 14.825 espectadores por duelo.

Outra estatística que chama atenção é que 37% das pessoas que foram ao Nilton Santos para jogos do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro se deram nas últimas quatro partidas. Ao todo, o Glorioso levou 222.383 presentes à sua arena pela competição, sendo 82.778 no período destacado.

As vozes que vêm da arquibancada, inclusive, parecem ajudar a equipe dentro de campo. Diante do CSA, os botafoguenses não pararam de cantar mesmo quando a equipe alagoana marcou um gol - e, àquela altura, empatava o jogo. O resultado? Menos de cinco minutos depois, Igor Cássio recebeu lançamento de Gabriel e garantiu o triunfo do Alvinegro.
Não apenas no Nilton Santos, mas os botafoguenses também se fazem presentes na internet. Em postagens do clube nas principais redes sociais, é comum ver respostas de apoio e torcida. Mesmo em um momento ruim dentro de campo, os botafoguenses entenderam que o ideal para sair das posições inferiores da tabela é apoiar.

No Twitter, a hashtag #NinguémAmaComoAGente apareceu entre os assuntos mais comentados do portal durante, praticamente, uma semana. O sucesso foi tanto que uma faixa com a frase passou a ser exibida pela torcida no Setor Leste nas partidas disputadas no Estádio Nilton Santos.

Os últimos quatro jogos também foram marcados por quebras de marcas. A torcida do Botafogo bateu, em formas consecutivas, o recorde de público da temporada. Antes, o destaque neste sentido foi o empate de 1 a 1 com o Juventude pela Copa do Brasil, que levou 21.839 presentes ao Nilton Santos.

Contra o Cruzeiro, 22.412 presentes fizeram a marca, que estava no topo desde abril, cair por terra. O novo número, porém, não durou por muito tempo: na semana seguinte, a torcida bateu, novamente, o recorde de público de 2019, com 23.092 pessoas para o clássico diante do Flamengo.

PÚBLICO DO BOTAFOGO NOS ÚLTIMOS 4 JOGOS:
Botafogo 2 x 1 CSA: 18.199 presentes
Botafogo 0 x 2 Cruzeiro: 22.412 presentes
Botafogo 0 x 1 Flamengo: 23.092 presentes
Botafogo 2 x 0 Avaí: 19.075 presentes