Marcão no Flu: futuro incerto  - LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE
Marcão no Flu: futuro incerto LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE
Por André Schmidt
A derrota do Botafogo para o Cruzeiro, nesta quinta-feira, foi ruim para o Glorioso, que estacionou nos 33 pontos e ficou a apenas três da zona de rebaixamento. No entanto, foi pior ainda para o Fluminense que, após ser derrotado pelo Ceará, na quarta, agora foi ultrapassado pela Raposa, entrando no Z4.

Já são quatro jogos sem vitórias da equipe das Laranjeiras - três derrotas e um empate -, e a sequência pela frente não é das mais fáceis. Muito pelo contrário.

No 1º turno, contra os adversários que ainda restam, o Flu conquistou apenas nove pontos. Foi exatamente aí que o time emplacou uma série ruim sob o comando de Fernando Diniz, culminando na sua demissão. Foram três vitórias - Internacional, Fortaleza e Corinthians - e seis derrotas - Vasco, São Paulo, Atlético-MG, CSA, Avaí e Palmeiras - em nove jogos.

O Glorioso, por exemplo, adversário direto contra a queda, fez 11 pontos no mesmo período. 

Se repetir o desempenho, o Tricolor terminará o Campeonato Brasileiro com apenas 39 pontos. A menor pontuação de um 16º colocado registrada até hoje foi em 2014 com o Palmeiras fazendo apenas 40 e permanecendo na elite.

Se salvar com esse rendimento, porém, seria mais um milagre do que competência própria. Não dá para arriscar.

Para não cair, o Fluminense terá que superar o que fez na primeira metade da competição neste mesmo período. A primeira chance será no clássico deste sábado, contra o Vasco, às 19h, no Maracanã.