Por

Os alemães lamentam até hoje a atuação do juiz suíço Gottfried Dienst na final da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. No lendário estádio de Wembley, os ingleses venceram por 4 a 2, na prorrogação. Um jogo que, por muito pouco, não acabou com resultado diferente: quando a partida estava empatada em 2 a 2, o herói Geoff Hurst chutou forte, e a bola bateu no travessão e quicou exatamente sobre a linha do gol.

O árbitro validou o lance para a Inglaterra (anos depois, constatou-se que a bola não entrou por inteiro). Hurst, já no final da partida, marcaria o quarto gol. A decisão de 1966, ainda hoje, é um dos jogos mais polêmicos da história do futebol.

Já o Brasil saiu na primeira fase. Pelé se lesionou no segundo jogo (contra Portugal, na derrota por 3 a 1, em jogo violento), e Garrincha pouco fez. Ainda no Grupo 3, a Seleção ganhou apenas da Bulgária, na estreia, por 2 a 0, e perdeu para a Hungria, por 3 a 1, em partida que entrou para a história como a última atuação de Mané com a Amarelinha. E a Itália, que desde os anos 30 não conseguia brilhar em Copas, amargou um vexame: perdeu de 1 a 0 para a Coreia do Norte.