Rio, 27/11/2019, Campeonato Brasileiro jogo entre Flamengo x Ceara válido pela pela 35ª rodada no Maracana, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O Dia - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio, 27/11/2019, Campeonato Brasileiro jogo entre Flamengo x Ceara válido pela pela 35ª rodada no Maracana, Foto de Gilvan de Souza / Agencia O DiaGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Venê Casagrande
O Flamengo ainda tem a disputa do Mundial de Clubes em dezembro antes de entrar de férias. Mas o planejamento para a próxima temporada já iniciou faz tempo. As reuniões acontecem geralmente às segundas-feiras na Gávea, além de encontros frequentes no Ninho do Urubu. 
Embora ainda haja a incerteza da permanência de Jorge Jesus, o Conselho de Futebol, formado por Marcos Braz, Diogo Lemos, Luiz Eduardo Baptista, o BAP, Dekko Roisman e Fábio Palmer, já definiu o ponto inicial para manter o sucesso de 2019 em 2020. A ideia é fazer um trabalho de qualificação do elenco, sem gastar tanto, mas trazendo jogadores bons. Internamente, os dirigentes sabem que o Flamengo tem um bom time, mas há posições desequilibradas. 
Publicidade
Com o Flamengo em evidência, o número de jogadores oferecidos aumentou. Nomes, é claro, já foram debatidos. Roger Guedes, especulado recentemente, foi descartado. Um dirigente, inclusive, cravou: "Sem chances". Michael, do Goiás, que deve ser eleito jogador revelação do Brasileirão, foi pauta em alguns encontros, mas entendem que alguns aspectos dele ainda estão abaixo de exigência atual do Rubro-Negro.
Por outro lado, há jogadores que, de fato, estão no radar do Flamengo. Um deles é o Wendel, atualmente no Sporting, de Portugal. O jogador tem 22 anos e deixou o Fluminense para atuar no futebol português em 2017. Atualmente, o volante é titular na equipe de Jorge Sillas.
Publicidade
Outro volante que está sendo observado é Allan, do Fluminense. O jogador surgiu no futebol com a camisa do Internacional, em 2015, e se transferiu para o Liverpool. Depois de não conseguir se firmar na Europa, ele foi emprestado ao Tricolor carioca, onde está se destacando. Giuliano Bertocci e Kia Joorabchian são os responsáveis pelo atleta e já sabem do interesse rubro-negro.
Outro setor que está sendo mapeado é a zaga. Rhodolfo, em fim de contrato, vive os últimos dias de Flamengo. Com alto salário, a diretoria entende que o custo/benefício não é vantajoso e vai liberar o jogador em dezembro.