João Pedro tem nove gols no ano - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
João Pedro tem nove gols no anoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por HUGO PERRUSO
Os mais de 28 mil tricolores que foram ao Maracanã presenciaram uma noite mágica. Não apenas pela goleada por 4 a 1 sobre o Atlético Nacional-COL, que colocou o Fluminense muito perto da classificação à próxima fase da Copa Sul-Americana, mas também pelo desabrochar de um talento. O jovem João Pedro, de 17 anos, teve atuação de gala, com três gols e uma assistência para Luciano, e saiu ovacionado merecidamente.
Com a vantagem construída, o Fluminense pode perder por até dois gols de diferença, na quarta-feira em Medellín, que se classifica. Tudo graças a uma escolha certeira de Fernando Diniz.
Publicidade
Sem Pedro e Léo Arthur, que não estão inscrito, o treinador apostou em João Pedro para ser titular pela primeira nos profissionais e em seu primeiro jogo internacional. Sem sentir a pressão, o jovem de 17 anos só não fez chover no Maracanã e saiu consagrado.
O menino que tinha marcado quatro gols na carreira fez três em apenas 31 minutos do primeiro tempo. E apresentou vasto repertório. No primeiro, aos 2, fez de cabeça após cruzamento de Yony. No segundo, recebeu em velocidade lançamento de Danielzinho e tocou com enorme categoria para tirar o goleiro, aos 8. E no terceiro, mostrou persistência, ao cabecear na trave e pegar o rebote antes do marcador, aos 31. No meio disso, ainda deu uma assistência, cruzando da esquerda, para Luciano marcar, aos 11.
Publicidade
O primeiro tempo do Fluminense só não foi perfeito porque o sistema defensivo deixou muitos espaços. Em um deles, Gilberto derrubou Deiver Machado dentro da área e Barcos, que minutos antes mandara uma bola no travessão, diminuiu aos 16. E Yony González ainda desperdiçou um pênalti, aos 34, defendido por Cuadrado.
Com a grande vantagem construída antes do intervalo, o Fluminense voltou para o segundo tempo num ritmo mais lento, mas dono absoluto do jogo. João Pedro seguiu dando trabalho aos colombianos e quase marcou mais um, parando no goleiro, além de ter feito ótima jogada para Gilberto. O Fluminense ainda teve outras poucas chances, mas os tricolores já estavam satisfeitos e saíram felizes graças a mais uma promessa de Xerém, que já está vendida ao Watford e infelizmente ficará pouco tempo no Brasil.