Vanderlei Luxemburgo conversa com Castan: volta do zagueiro dá mais segurança ao sistema defensivo - Rafael Ribeiro/Vasco
Vanderlei Luxemburgo conversa com Castan: volta do zagueiro dá mais segurança ao sistema defensivoRafael Ribeiro/Vasco
Por O Dia
Rio - Ao terminar o turno do Campeonato Brasileiro em 12º lugar, com 23 pontos, e ingressar pela primeira vez na zona de classificação da Copa Sul-Americana, o Vasco concluiu com êxito parte do projeto encabeçado por Vanderlei Luxemburgo. Apesar do currículo recheado de títulos, o treinador estava desempregado e em baixa no mercado quando assumiu o Cruzmaltino, então na lanterna, na quinta rodada.
Com o clube sufocado em dívidas e, portanto, sem recursos para investir em reforços, Luxa foi a maior aposta da diretoria para resolver no 'talento' em campo. Com muito suor e trabalho, o treinador trouxe consigo as vitórias e, aos poucos, superou a rejeição da torcida pela identificação com o Flamengo.
Publicidade
Em 15 rodadas, testou 30 jogadores, mudou alguns de posição, apostou no esquema com três volantes, foi cirúrgico ao pinçar Talles Magno da base... Como um mantra, Luxa defende que a disputa do Vasco no Brasileiro de 2019 é se manter na Série A. No entanto, com o Vasco tem a oitava melhor campanha entre os 20 clubes desde a chegada do treinador, a partir da quinta rodada, com 22 pontos.
No geral, o aproveitamento é de 40% no primeiro turno. Multicampeão e entusiasta de grandes desafios, Luxa faz a torcida criar expectativas para o returno. Com contrato até dezembro, vislumbra o 'projeto' de 2020, sem abrir mão do ano corrente. No vídeo divulgado pelo clube, com os bastidores da vitória sobre a Chapecoense, o treinador não poupou elogios ao grupo.
Publicidade
"Falei que vocês vão fazer história e eu vou estar junto. Já trabalhei em grupo para c..., mas eu nunca com um igual a esse, não. Do jeito que vocês estão fazendo. Acho que vamos fazer um trabalho bom para c... no Vasco", disse Vanderlei Luxemburgo.