Especialistas sugerem modelo ideal de janela

Para a escolha do material, é necessário levar em consideração as prioridades da obra.

Por O Dia

Peças de alumínio e aço apresentam o maior custo-benefício e não demandam tanto cuidado
Peças de alumínio e aço apresentam o maior custo-benefício e não demandam tanto cuidado -
Rio - As janelas são elementos indispensáveis para a estrutura de uma casa ou de um apartamento. Afinal, são responsáveis pela ventilação e iluminação natural dos cômodos, além da sua participação direta na segurança do imóvel. Mas, como escolher uma janela? O que o morador deve levar em consideração na hora da compra? São dúvidas comuns no momento de decidir o modelo ideal para o lar. Pensando nisso, especialistas explicam os tipos certos. 
Para a escolha do material, é necessário levar em consideração as prioridades da obra. No caso da madeira, o morador terá um ótimo isolamento térmico e acústico, mas é necessário uma manutenção regular, que eleva o custo.
As peças de alumínio e aço proporcionam um bom custo-benefício e não demandam tanto cuidado. Já esquadrias de PVC são extremamente duráveis e praticamente dispensam cuidados. “As esquadrias de alumínio e aço são as mais comuns e procuradas. Na maioria dos projetos que executo os próprios clientes optam por elas”, explica o arquiteto Pietro Terlizzi.
Para cada ambiente, é necessário um tipo de janela. No caso de apartamento, a janela deve atender às especificações do condomínio, já que compõem a fachada do prédio e devem seguir um padrão.
Para as casas, o modelo de janela pode seguir as preferências do cliente. Com relação à instalação, é imprescindível seguir as orientações indicadas pelo fabricante. Algumas janelas utilizam o contramarco e outras podem ter a espuma de poliuterano, então é necessário ir além da percepção técnica. “Um profissional especializado é fundamental para o sucesso do projeto”, afirma Andrade.
Certificação do produto
Para fazer uma compra segura e levar para a casa um material de qualidade, os especialistas sugerem alguns pontos. O primeiro deles é a importância dos moradores consultarem a certificação da janela.
“Neste caso, é necessário ver o selo do Inmetro, que assegura o atendimento total às normas técnicas nacionais”, explica a arquiteta Erika Mello.
Além disso, antes de realizar a compra da peça, é imprescindível que o morador confira as medidas da esquadria com o vão onde será instalado o material.
A manutenção sempre dependerá do material escolhido, mas é importante fazer uma observação periódica. A limpeza deve ser regular, independentemente do material.

Comentários