Imóvel aproveitado

Arquitetos explicam o que pode ser mantido do novo apê para evitar maiores gastos

Por O Dia

O branco nas paredes é padrão e foi aproveitado e alinhado com a decoração do apartamento
O branco nas paredes é padrão e foi aproveitado e alinhado com a decoração do apartamento -

Realizar a compra de um apartamento implica em uma série de decisões. Ao receber as chaves do novo imóvel, são muitas as expectativas dos moradores, ainda mais quando se fala em decoração, mas também há algumas questões, por exemplo, como a escolha do profissional certo para seguir à frente do projeto e obra e a parte financeira. Como fazer para economizar e chegar ao resultado esperado? Pensando nisso, arquitetos afirmam que muitos itens de um apartamento entregue pela construtora podem ser reaproveitados no projeto.

Antes de se mudar e receber as chaves, o morador deve observar todos os detalhes com atenção redobrada. Entre as indicações, avaliar os acabamentos e revestimentos de pisos e paredes, testar torneiras e vasos sanitários, conferir o caimento do banheiro para o ralo, quadro elétrico, tomadas e interruptores. "Aconselho também uma inspeção apurada nos caixilhos, portas e janelas para atestar se foram instaladas corretamente e se fazem o movimento normal de abrir e fechar", diz a arquiteta Patrícia Cillo.

Outra dica é ter o memorial descritivo, pois ele fornece a lista completa dos materiais e os fornecedores usados na obra. Com esse escopo em mãos, a verificação sobre a qualidade e a origem do produto ajuda a validar sua permanência ou não no imóvel e evitar dores de cabeça. "Essa etapa colabora muito na economia financeira e de tempo para o morador habitar seu novo lar", avalia a arquiteta Erika Mello.

Um ponto importante é que há áreas que não podem ser modificadas. O arquiteto Renato Andrade afirma que a fachada de um apartamento é a parte mais complicada, já que os revestimentos ficam à mostra no exterior do prédio. Mas para alinhar o acabamento original e o perfil do morador, o especialista indica uma decoração especial na varanda para deixar com o estilo dele.

Galeria de Fotos

O branco nas paredes é padrão e foi aproveitado e alinhado com a decoração do apartamento Divulgação
Todos os revestimentos dessa varanda é original da construtor, por regras do condomínio não podiam ser modificadas Divulgação
A profissional indicou que a bancada original do banheiro podia ser mantida no projeto Divulgação

Comentários