Como usar palete na decoração

Primeiro item a ser observado é a procedência do palete, saber o tipo de madeira e se ele é certificado

Por Marina Cardoso

Palete pode virar mesa de centro, revestimento de parede, base para o sofá e cama
Palete pode virar mesa de centro, revestimento de parede, base para o sofá e cama -
Rio - Antes deixados de lado e jogados fora após feira ou pelos supermercados, há algum tempo os paletes se tornaram os queridinhos para a decoração de casa. Moradores investem na peça em vários ambientes do lar, como na varanda, na sala ou mesmo no quarto. Para enfeitar a casa, especialistas dão orientações de como usar o palete na decoração. 
A arquiteta Juliana Atti explica que o primeiro item a ser observado é a procedência do palete, saber o tipo de madeira e se ele é certificado pelo Ibama. "O ideal é que seja de material de reflorestamento. Na hora da compra, é importante o consumidor verificar se a madeira não tem furos grandes e ripas soltas", afirma. Além disso, é importante observar se os pregos estão bem fixos e se a madeira apresenta qualidade (sem bolores ou réguas apodrecidas).
O palete pode ser utilizado de várias formas, já que é um item bem versátil. Pode ser usado como mesa de jantar, mesa lateral ou de centro, como estante, nichos e pode virar base para o sofá e no quarto base para o colchão da cama. "Ainda pode ser usado como revestimento de parede e como forro", afirma a arquiteta  Isabella Nalon. Se tratado com impermeabilizantes, a peça pode virar bancada de pia para lavabos. 
Para não ficar na mesma cor, a peça pode ganhar uma nova cara com pintura. Ou, ainda, o morador pode envernizar e até adesivar. "No caso da aplicação de adesivos, é necessário limpar e lixar bem a peça.
Para a pintura, além de limpar e lixar é necessário aplicar um primer antes da tinta na cor desejada. No caso do verniz, basta limpar e lixar e aplicar o verniz na cor desejada – que pode ser incolor – mantendo a tonalidade original da peça – ou com pigmentos para escurecer", afirma Juliana. 
Limpeza
Como normalmente os paletes já foram utilizados, é muito importante limpar e higienizar as peças antes do reuso. A primeira providência é passar uma vassoura de cerdas mais duras para tirar grandes sujeiras, depois aspirar a peça. Se o palete estiver muito sujo, recomenda-se lavar com água e detergente neutro utilizando mangueira ou jato de alta pressão. Depois, deixar secar naturalmente.
Para higienizar, é importante aplicar uma solução de água com água sanitária e passar em toda a peça com uma esponja. Por fim, as arquitetas indicam deixar secar, pois dessa forma, ele estará pronto para ser manuseado. Para o palete durar por mais tempo, o morador deve limpar com pano seco e no caso das peças envernizadas, reaplicar o verniz a cada seis meses.

Comentários