Alunos da rede municipal participam do projeto Cidadania Ativa, com aulas sobre cidadania e direitos ministradas por alunos do curso de Direito da UFF - João Barreto/Divulgação prefeitura de Macaé
Alunos da rede municipal participam do projeto Cidadania Ativa, com aulas sobre cidadania e direitos ministradas por alunos do curso de Direito da UFFJoão Barreto/Divulgação prefeitura de Macaé
Por O Dia
Macaé — O exercício da cidadania é ao mesmo tempo um direito e um dever. É uma capacidade que precisa ser trabalhada e praticada, como qualquer outra. E a formação de cidadão engajados nesse exercício é a meta do projeto Cidadania Ativa, uma parceria do curso de Direito da UFF Macaé, da 15ª Subseção da OAB e do colégio municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.
As primeiras aulas foram dadas na quarta, e vão tratar de direitos, deveres e o papel e responsabilidade do jovem na sociedade. O curso é voltado para os alunos representantes de turma do 6º ao 9º ano do Fundamental. Além de aulas expositivas, haverá debates, oficinas e mesas-redondas, conduzidas por 15 universitários da UFF, previamente selecionados e treinados. Ao fim do ciclo, será formado um Grêmio Estudantil, com a produção de um estatuto.
Publicidade
“A proposta é contribuir com a formação dessas crianças, e levar a universidade para fora dos muros”, destaca Fabianne Manhães, professora e coordenadora do curso de Direito da UFF.
Os estudantes também vão ser introduzidos a aspectos legais básicos de temas como meio-ambiente, aspectos penais do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), direitos políticos e econômicos, direito do trabalhador, além de oficina de petições.
Publicidade
“Essas iniciativas, que visam o estímulo à reflexão dos alunos, são essenciais não só para o presente, mas para o futuro", observa o secretário de Educação, Guto Garcia.
“Gostamos do que vimos. É muito bom saber sobre democracia, direitos e deveres. Temos que lutar e sermos responsáveis por nossas ações, não apenas no momento do voto”, comentaram em conjunto Nayara dos Santos e Poliana de Oliveira, do 9º ano.
Publicidade
E não só as crianças que enriquecem sua formação e visão de mundo com o Cidadania Ativa. Os palestrantes e formandos da UFF que participam da ação tem um ganho pessoal também muito significativo.
“Estou muito empolgada.Vamos ajudar os alunos a plantar e colher bons frutos”, vibra Emanuele Alves, aluna do 7º período de Direito.