Entrada da Cidade Universitária de Macaé, que reúne os campi de UFF, UFRJ e Uerj - João Barreto/Divulgação prefeitura de Macaé
Entrada da Cidade Universitária de Macaé, que reúne os campi de UFF, UFRJ e UerjJoão Barreto/Divulgação prefeitura de Macaé
Por O Dia
Macaé — Uma semana dedicada à tecnologia aplicada à Educação vai reforçar o foco de Macaé na inovação aliada a políticas de desenvolvimento do setor no município e, por que não, no estado. De segunda a sexta-feira se realiza na FeMASS (Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos) a Semana Acadêmica, que tratará o tema a partir de variadas abordagens. O grande destaque do ciclo é a visita do ex-governador do Ceará e presidenciável Ciro Gomes, prevista para quinta, 12, às 18h30. A palestra ainda não tem local definido, em razão da grande procura, que forçou a busca por um espaço com maior capacidade.
Outro ponto alto será a inauguração do Laboratório de Matemática Inclusiva, na terça, às 17 horas, no prédio administrativo da Secretaria de Ensino Superior. O secretário de Educação, Guto Garcia, em seguida vai falar sobre “Como investir na Bolsa de Valores”.
Publicidade
“A Semana Acadêmica da faculdade municipal é um momento de integração entre alunos, professores e toda a comunidade, e essa aproximação com os cidadãos é fundamental para construirmos juntos o desenvolvimento e crescimento do município de forma sustentável pelo potencial transformador da Educação”, destacou Garcia.
A vasta programação reúne palestras, minicursos e atividades sobre diversos assuntos relacionados aos avanços tecnológicos aplicados em múltiplas áreas do conhecimento e da vida, do empreendedorismo ao jogos eletrônicos. O maior volume das ações se concentrará nos auditórios do bloco A, onde ficam a FeMASS e a UFF, e no B, sede da UFRJ. Serão debatidos temas diversos como design, sistemas de gestão e outros. As atividades serão dinâmicas, com palestras, mesas-redondas e ainda haverá armazém de jogos, flash mob, barraca do abraço, cabine de fotos, karaokê, aulão de defesa pessoal, feira de adoção de animais, oficina de Libras.
Publicidade
A FeMASS, instituição municipal, oferece gratuitamente quatro cursos de graduação: Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Além de reingresso e transferência externa, as formas de acesso também são pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por vestibular próprio realizado uma vez por ano. A faculdade tem cerca de 1.200 alunos, sendo o curso de Matemática o mais recente, com as primeiras turmas iniciadas em 2016.
Macaé Tech
Publicidade
Em paralelo e aproveitando o clima de troca de conhecimentos na cidade, o Macaé Tech de setembro acontece na quinta, às 19 horas, na sede da Startup Macaé, núcleo de inovação e empreendedorismo mantido pela prefeitura. Haverá palestras e “meetup”, formato informal de encontro e troca de contatos profissionais.
“É outra chance de disseminar essa possibilidade para os estudantes, não apenas de trabalharem para as startups cadastradas no programa atualmente, como também incentivar o empreendedorismo”, aponta o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Silva.
Publicidade
FeMASS (Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos)
Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé.

Startup Macaé
Avenida Nossa Senhora da Glória, 29075, Cavaleiros, Macaé.