Fachada da Prefeitura de Macaé - Mauricio Porão / Divulgação prefeitura de Macaé
Fachada da Prefeitura de MacaéMauricio Porão / Divulgação prefeitura de Macaé
Por O Dia
Macaé — A prefeitura de Macaé realizou na sexta-feira seu primeiro pregão eletrônico, pouco tempo depois da instalação do sistema. Como previsto, a nova modalidade para definição de contratos do município gerou uma economia de cerca de 40% do previsto. Trinta empresas de todo o país participaram do processo.
“Estávamos prevendo um custo de R$ 563 mil, mas com o pregão eletrônico, o valor da compra ficou em R$ 343mil”, destacou Jean Vieira, procurador de licitações da prefeitura, sobre o leilão para a aquisição de material de papelaria que englobava 60 itens. Das 30 empresas cadastradas, 16 venceram a disputa. Segundo Vieira, o procedimento passa à fase de julgamento de habilitação.
Publicidade
Na comparação, de acordo com os números apresentados pelo procurador, a economia percentual foi muito superior a conquistada no modelo anterior, que exigia o comparecimento ao local do leilão: em 2018, 22%; em outra licitação deste ano, 25%.
Vieira destacou que os pregões presenciais ainda vão ser realizados, “mas a tendência é diminuir”. Outra etapa a ser efetivada em breve é a transmissão ao vivo das sessões: “Todo cidadão, de qualquer lugar do mundo poderá assistir as sessões licitatórias do município”.
Publicidade
Macaé fechou contrato com a plataforma Comprasnet para a realização das licitações virtuais, a mesma utilizada pelos governos federal, estadual e municipal, e pelo Tribunal de Contas do estado. Para obter os editais do pregão eletrônico, as empresas devem acessar o Portal da Transparência do município.