O Parque da Restinga do Barreto, em Macaé, terá programação especial para comemorar o Dia Internacional de Limpeza de Praias - Rui Porto Filho/Divulgação prefeitura de Macaé
O Parque da Restinga do Barreto, em Macaé, terá programação especial para comemorar o Dia Internacional de Limpeza de PraiasRui Porto Filho/Divulgação prefeitura de Macaé
Por O Dia
Macaé — Cidade praiana possuidora do que é considerado o maior parque urbano exclusivamente em área de restinga do mundo, Macaé não poderia se furtar a uma programação especial para o Dia Internacional de Limpeza de Praias. A data é celebrada neste fim de semana, juntamente com o Dia da Árvore (21) e o Dia da Fauna (22). Na sexta, o Parque Municipal da Restinga do Barreto recebe a primeira edição do Dia Verde, das 9h às 12h, um encontro gratuito e aberto à população para discutir e aumentar a conscientização a respeito da destruição da vegetação costeira.
Trilha guiada, exposição de painéis, um museu interativo do Parque, plantio de mudas nativas, brincadeiras são algumas das atrações, além de debates com biólogosda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)eInstituto Estadual do Ambiente (Inea)e do Parque Municipal da Restinga do Barreto.
Publicidade
Mas a estrela da manhã será a mascote do parque. Uma arara-canindé resgatada pelos funcionários do local, terá uma despedida de gala, antes de voltar à liberdade plenamente recuperada.
Atividades em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Parque do Baerreto. Macaé/RJ. Data: 05/06/2019. Foto: Rui Porto Filho - Rui Porto Filho
Publicidade
“Nossa equipe recolheu o animal e prestou todos os cuidados necessários. Ela será encaminhada para um centro de reabilitação em São Paulo para, posteriormente, ser devolvida à natureza”, conta o biólogo Henrique Abrahão, coordenador do área de preservação.
Equilíbrio e proteção
Publicidade
O Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto possui 32 hectares. O ecossistema costeiro é caracterizado por um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos ao longo dos milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. Essa vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a fauna local.