Por AFP

Santiago - O padre chileno Leonel Ibacache foi expulso de suas funções sacerdotais, acusado de abusar de ao menos cinco menores em colégios da Companhia de Jesus, informou esta congregação em um comunicado nesta segunda-feira.

Em abril de 2018, a Companhia de Jesus decidiu abrir uma investigação contra Ibacache e outros dois religiosos após uma dezena de denúncias sobre os abusos a menores ocorridos em colégios da congregação nas cidades de Santiago, Antofagasta (norte) e Puerto Montt (sul) entre 1980 e 2010.

Após mais de um ano de investigação, "o P. Arturo Sosa, SJ, Superior Geral da Companhia de Jesus, determinou a demissão do estado clerical e a expulsão da Companhia de Jesus de Leonel Ibacache", indicou o comunicado da ordem católica.

Os antecedentes compilados na investigação foram enviados à Congregação para a Doutrina da Fé, instituição vaticana que investiga os casos de abusos de menores por parte de religiosos, e que deve confirmar a expulsão de Ibacache.

O caso de Ibacache também está sendo investigado na justiça civil, após várias vítimas o denunciarem na Promotoria em Santiago.

"Colaboraremos nas instâncias judiciais pertinentes", afirmou a Companhia de Jesus.

Você pode gostar
Comentários