China conseguiu controlar o vírus, mas teve aumento de casos no último domingo - AFP
China conseguiu controlar o vírus, mas teve aumento de casos no último domingoAFP
Por ESTADÃO CONTEÚDO
China - O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira, que fez contato nas Filipinas com a família brasileira com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Segundo o governo brasileiro, os membros da família não apresentam sintomas da doença, mas aguardam resultados de testes de infecção. Eles estiveram recentemente em Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.
"Nossa embaixada em Manila está em contato com a família brasileira com suspeita de contaminação pelo coronavírus 2019-nCoV. Os brasileiros estão aguardando o resultado dos testes de infecção por coronavírus, mas não apresentam sintomas no momento", informou o ministério.
Publicidade
No último domingo, 26, o governo brasileiro confirmou que tentava contato com a família. As notícias sobre a suspeita de contaminação foram divulgadas pela imprensa das Filipinas.
Segundo informações do Itamaraty, um casal e o filho de 10 anos foram isolados em hospital de Palawan, a cerca de 800 quilômetros da capital, Manila. A família teve material coletado para análise.

Até o momento, o Brasil não registrou casos de coronavírus. Todas as suspeitas levantadas no país foram descartadas pelo Ministério da Saúde, por não se enquadrarem nos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pasta, porém, colocou o Brasil em alerta para o risco de transmissão. De acordo com o governo, o país entrou no nível de alerta 1, que é inicial, em uma escala que vai de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.