Vestidos como personagens, voluntários brincaram com crianças e adolescentes - Raphael Bittencourt/PMNI
Vestidos como personagens, voluntários brincaram com crianças e adolescentesRaphael Bittencourt/PMNI
Por O Dia

Nova Iguaçu -Guloseimas como cachorro-quente, pipoca, açaí, algodão doce, hambúrguer, salgadinho, churros e refrigerante fizeram parte do cardápio das crianças de duas unidades da Prefeitura de Nova Iguaçu, nesta quarta-feira (16): O CASF e o Capsi comemoraram o Dia das Crianças.

No Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas (antiga AACD-Associação de Assistência à Criança Deficiente) e no Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil) Dom Adriano Hipólito, a festa da criançada ainda contou com distribuição de brinquedos como bonecas, bolas e carrinhos.

“As grandes datas, como Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, festa Junina e Natal são comemoradas por nós, pois nossa intenção é propagar interação entre pacientes e profissionais terapeutas. Esse momento aumenta a aproximação entre eles”, afirmou a diretora do CASF, Denise Flávio Botelho.

Ela contou que a instituição começou em março de 2018 com 200 pacientes, e hoje, há mais de 550. “Nosso número só cresce, ainda mais por oferecermos vários serviços, como fisioterapia, respiratória aquática, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outros”, enumerou , Denise Flávio Botelho.

No local ainda teve corte de cabelo e muita animação com personagens infantis, como o Capitão Gancho e Malévola. “Minha filha ficou encantada com a festa. É um momento de diversão que só faz bem a ela. A Ariane, de 7 anos, nasceu com uma paralisia cerebral, mas hoje já anda e vem evoluindo bem, melhorando sua coordenação motora”, garantiu a dona de casa Regiane Lopes da Silva, mãe da menina.


Alberto Jorge Fernandes de Freitas, pai de Ramon Pereira de Freitas, falecido em agosto de 2016 e que dá nome ao CASF do Jardim da Viga, participou da festa e contou que sempre se emociona ao ver um cadeirante. “Lembro logo do meu filho. Sinto-o mais próximo de mim. Bate aquela saudade linda, onde só ficam as boas lembranças. Saber que o CASF tem o nome do meu filho me emociona. Ramon tinha 25 anos quando nos deixou”, lembrou Alberto Jorge.

Ele lembrou que Ramon Freitas nasceu com uma distrofia muscular e foi homenageado por ser o primeiro jogador de futebol de cadeira motorizada da América do Sul. Alberto deu um forte abraço no cadeirante Francisco Esley Loiola Martins, 19, que sofre de uma amiotrofia espinhal e faz tratamento no CASF.

A antiga AACD fechou as portas em março de 2018 deixando centenas de pacientes sem tratamento. Para atender essas pessoas, a Prefeitura de Nova Iguaçu assumiu a gestão da unidade no dia 26 de março, passando a se chamar Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas (antiga AACD-Associação de Assistência à Criança Deficiente).

Desde a criação do CASF, foi retomada a oficina ortopédica, que já havia sido fechada pela AACD.

Mais festa

Já no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Dom Adriano Hipólito, também não faltou diversão. A diretora da unidade, Sebastiana Ribeiro da Costa Andrade, afirmou que atende a cerca de 500 crianças, a maioria com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e oferece atendimento como fisioterapia, psicologia, assistência social, pediatria e psiquiatria.

A festa homenageou as crianças e fortaleceu o vínculo entre os pais e profissionais. “Além de brincarem e comerem guloseimas, as crianças fizeram novas amizades. Foi um dia diferente”, comentou a diretora.

Mãe de Ana Beatriz, de 15 anos, que sofre com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Júlia dos Santos Borges Moares, de 31, salientou que a festa é um momento único para as crianças interagirem entre si. “Elas ficam mais unidas e reforçam a amizade. Minha filha teve melhoras em seu comportamento após vir pra cá. Está mais sociável, calma, comunicativa e disciplinada”, contou a moradora do bairro Rancho Fundo, em Nova Iguaçu.

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Dom Adriano Hipólito funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Humberto de Campos, 113, Bairro da Luz, Nova Iguaçu.