Na primeira fase, a campanha focou a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, que têm mais riscos de complicações.
 - Divulgação
Na primeira fase, a campanha focou a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, que têm mais riscos de complicações. Divulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - A campanha de vacinação contra o sarampo segue a todo o vapor em Nova Iguaçu, e neste sábado (19), 51 unidades básicas de saúde do município estarão funcionando das 8h às 17h para imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não tenham as duas doses. Neste dia, que também marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis, os postos estarão ofertando testes rápidos e orientando a população quanto o tratamento.

Esta é a primeira etapa de intensificação da vacinação contra o sarampo, que acontece em todo país. Para isso, a secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu está alertando pais e responsáveis sobre a importância da campanha para reforçar a cobertura vacinal das crianças e atualizar a caderneta de vacinação até o dia 25 de outubro.
Dos dias 18 a 30 de novembro será a vez dos adultos entre 20 e 29 anos serem imunizados. Somente este ano, o estado do Rio de Janeiro confirmou 68 casos de sarampo.

A transmissão do sarampo se dá por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, conjuntivites e manchas vermelhas pelo corpo.
Publicidade
“Vacinar é a única forma de proteger a criança contra o sarampo, uma doença que estava erradicada", salientou o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto. "A expectativa deste Dia D é estimular a imunização, fazendo com que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos postos para garantir a cobertura vacinal", concluiu.

Em paralelo a intensificação na vacinação, as unidades básicas de saúde estarão oferecendo testes rápidos e orientando à população sobre o tratamento da sífilis. O grande objetivo é identificar e reduzir casos da doença, principalmente em gestantes, já que a infecção pode ser transmitida para o bebê.
O tratamento é gratuito e realizado no município.“Se a doença for identificada de forma precoce e o tratamento for feito corretamente, a chance de cura é de 100%. Vale lembrar que durante a semana os postos de saúde também vacinam e realizam testes contra a sífilis”, garante o secretário.