A equipe da Escola Municipal Alice Couto ganhou a partida por 3 a 1 - Divulgação
A equipe da Escola Municipal Alice Couto ganhou a partida por 3 a 1Divulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Camisa 11 do time de Futebol Society da Escola Municipal Alice Couto, o estudante Yago Nedy da Silveira, de apenas 11 anos, foi o autor do primeiro gol dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que começou nesta sexta-feira (18), no Sesc do município. Emocionado, o menino ajudou sua escola a derrotar por 3x1 o Centro Educacional Geração Feliz. Outros 11 jogos ainda foram realizados da categoria Sub-11. As partidas aconteceram simultaneamente em dois campos para dar mais dinâmica e agilidade ao torneio.
“Treinei para fazer o primeiro gol do Joeni. Foi emocionante, pois fico marcado na história dos jogos. Estava muito ansioso para estrear na competição. Quero ser profissional e quem sabe neste torneio não aparece um olheiro para me levar para algum clube?”, disse esperançoso Yago, fã de Bruno Henrique, atacante do Flamengo.
Publicidade

Este ano, o Joeni terá como novidade os jogos eletrônicos. A competição, que terá disputa do Fifa 20, um dos videogames mais famosos do mundo, vai até o dia 4 de dezembro. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc, conta com 62 escolas das redes municipal, estadual, federal, além de particulares, totalizando cerca de 4 mil alunos.

Aluno do Centro Educacional Senador Camará, Halley Silva Rodrigues, de 10 anos, marcou dois gols na partida de estreia contra o Centro Educacional Valverde, na vitória por 3x2. O garoto, que disputa o Joeni pela primeira vez, sonha em ser o artilheiro do torneio.
Publicidade

“Nada melhor que estrear sendo o artilheiro. Dá para chegar à final. Estou levando a sério o Joeni e quero bater recorde como jogador e ser campeão”, garantiu.

Professora e moradora de Belford Roxo, Ademilde da Paixão Santana, de 70 anos, ficou na torcida pelo neto João Pedro Santana Xavier, 10, que está disputando o torneio pelo Colégio Equipe Grau.
Publicidade

“É um momento único para ele, que estava até sonhando com esse campeonato. Além de competir, ele faz novas amizades e sai da ociosidade. Fiquei na torcida, mas é difícil ficar do lado de fora do campo” , brincou.

Na próxima segunda-feira (21), o Joeni segue com a disputa de atletismo sub-17, na Vila Olímpica, às 8h. No dia 22 é a vez do futebol society sub-14 ser realizado no Sesc, às 14h e o sub-17, no dia seguinte, no mesmo horário. Já no dia 25, a disputa do basquete sub-17 masculino acontece na Vila Olímpica, às 14h. 
Publicidade

O Joeni ainda tem como modalidade coletiva o futsal, vôlei, basquete, handebol e queimada. Já as modalidades individuais são xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, judô, além do Fifa 20.

“Estamos conseguindo fomentar o esporte dentro da escola, formando assim cidadãos de bens e automaticamente atletas. Os países desenvolvidos trabalham buscando atletas dentro das escolas e estamos com esse pensamento, indo na contramão. O futebol é o esporte mais procurado e com mais equipes, tanto que vamos ter o Sub-11, 14 e 17. É uma modalidade que chama atenção e nada melhor que ela para abrir a competição”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista.
Publicidade

Os jogos do Joeni serão realizados na Vila Olímpica da cidade, Centro Olímpico de Nova Iguaçu e no Sesc do município. Durante o encerramento, as escolas vencedoras serão premiadas com troféus e os alunos com medalhas no fim de cada competição.