O fotógrafo Paulo Santos e uma de suas retratadas na exposição realizada na Central do Brasil - Divulgação
O fotógrafo Paulo Santos e uma de suas retratadas na exposição realizada na Central do BrasilDivulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Ano que vem ele completa a maioridade. O projeto ‘Ilustres E Anônimos’ realiza este ano sua 17ª edição consecutiva. Todo este tempo homenageou personalidades negras da Baixada Fluminense através das lentes do fotógrafo Paulo Santos, cujas histórias muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade.

Em 2019, Paulo Santos escolheu um elenco só feminino, são 36 mulheres negras agraciadas. A exposição fotográfica será inaugurada no Top Shopping no próximo dia18, às 18h, no terceiro piso, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. E permanecerá até o dia 30.
Publicidade

Atrizes, produtoras culturais, cozinheiras, estudantes, professoras, artesãs, empresárias, microempreendedoras, servidoras públicas, militantes de movimentos raciais e sociais, isto só para falar um pouco delas.

“Idealizei este projeto para valorizar as pessoas que contribuem com o crescimento social e cultural da nossa região. Este ano temos mulheres de todos os municípios da Baixada. A exposição é itinerante e irá percorrer os 4 cantos daqui”, salientou Paulo Santos.
Publicidade

“Precisamos dar visibilidade aos que têm uma história rica e de muito valor construída. Através dessas histórias, mostramos que, apesar de tudo, é possível chegarmos lá. Lá, onde cada um realiza seu sonho e é feliz”, concluiu o fotógrafo.

Para marcar a abertura, será apresentado um desfile de moda afro com o grupo Afrontando, de Paracambi, e o solo de dança “O sagrado que habita em mim” com a artista L’ayo. A partir de 1 de dezembro a exposição começa sua fase itinerante.