O comércio deve permanecer fechado em Nova Iguaçu - Divulgação
O comércio deve permanecer fechado em Nova IguaçuDivulgação
Por O Dia
Nova Iguaçu - Em uma semana, a Prefeitura de Nova Iguaçu recebeu 8 mil 538 denúncias, a maioria sobre ajuntamento de pessoas. As queixas chegaram pelos canais criados pela entidade para comunicação de casos de desrespeito ao cumprimento do decreto municipal que determina o fechamento do comércio e aglomerações, entre outros itens. Pelo telefone, a Secretaria recebeu 2.980 mil comunicados, pelo WhatsApp, 4.967 e e-mail, 403.

A Secretaria de Segurança Pública do município, que está responsável em fiscalizar as normas que proíbam o funcionamento de atividades comerciais, já emitiu 189 autos de embargos em lojas que estavam abertas de forma irregular. Essa medida, que teve início no último dia 22, tem como objetivo intensificar a prevenção e o enfrentamento da pandemia do coronavírus Covid-19 na cidade.

Somente podem funcionar farmácias, clínicas, laboratórios, supermercados, mercados de pequeno porte, armazéns, lojas de conveniências, hortifrútis, peixarias, açougues, aviários, padarias, lanchonetes, lojas de materiais de limpeza e higiene pessoal, clínicas veterinárias, pet shops e casas de material de construção e ferragens. Também seguem permitidos serviços de delivery e entrega pelos estabelecimentos ou por aplicativos.

Após receber a comunicação de um estabelecimento descumprindo o decreto, uma equipe da Ordem Pública da Secretaria Municipal de Segurança Pública vai ao local e, em um trabalho de conscientização, orienta o comerciante a fechar. Caso ele se recuse ou seja reincidente, poderá ter o funcionamento de sua atividade embargada ou o alvará cassado, como determina o decreto e o código de postura.

As denúncias podem ser feitas pelo número (21) 99139-1338 do WhatsApp, pelo telefone (21) 2666-0175 ou pelo e-mail denuncia@semseg.com.br.