Alexandre Costa - Divulgação
Alexandre CostaDivulgação
Por O Dia
Rio - A Cervejaria Ambev embaralhou o nome de suas principais marcas, mas calma, está tudo em ordem. O erro não foi do marketing, nem do estagiário, como tanta gente falou nas redes sociais. Na verdade, este foi um grande acerto da companhia para falar com os consumidores sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas associadas à direção. A mudança dos nossos logos joga luz sobre uma questão que defendemos há mais 15 anos: nunca beba e dirija. A ação que começamos neste domingo, durante a primeira rodada do campeonato brasileiro, é um marco na nossa história, e a “brincadeira” resultou em várias interações muito legais das pessoas nas redes sociais.

É a primeira vez que unimos nossas marcas por um único objetivo. Para conversar com os nossos consumidores de uma forma leve, a campanha mostrou, com bom humor, as mudanças sutis que as bebidas alcoólicas podem causar e que as vezes passam despercebidas.

Para começar, o logo da Brahma apareceu com o “erro” durante os inserts do Globo Esporte. Mais tarde, o mesmo aconteceu durante os jogos transmitidos pela Rede Globo. Ao mesmo tempo, sem explicar nada, Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois e Antarctica, alteraram as fotos dos perfis de suas redes sociais para logos com as letras trocadas, despertando dúvidas sobre o que estava acontecendo e diversas teorias feitas pelo público. Vários seguidores responderam, sem saber, que as letras trocadas pareciam a forma que eles liam o rótulo depois de beber.

O nosso objetivo era exatamente este, convidar quem bebe cerveja a fazer uma reflexão: da mesma maneira que a gente acha que as letras estão em ordem num primeiro momento, e depois percebe que não estão, tem vezes que as pessoas bebem e acham que está tudo bem para dirigir, quando na verdade não está. Nunca está.

Alguns podem questionar: ver marcas de cerveja falando em consumo inteligente de bebidas alcoólicas não é contraditório? Aqui na Cervejaria Ambev sempre entendemos que não. Assumimos o compromisso em promover, cada vez mais, uma cultura de responsabilidade no consumo dos nossos produtos. A Skol, por exemplo, foi a primeira marca de cerveja do país a abordar o assunto, em 2001, com uma vinheta em que latinhas se transformavam em táxi. Foi a marca que lançou o conceito do "Motorista da Rodada", um "herói" da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.

Aqui dentro, isso sempre foi feito individualmente seguindo a estratégia de cada marca, mas, com o passar dos anos, as campanhas de consumo inteligente, como todas as outras, precisam ser reinventadas. O que mudou de 2001 para cá foi a forma que nós contamos esta história. Desde o ano passado, trabalhamos o assunto pelos insights dos nossos consumidores, ou seja, desenvolvemos estratégias de comunicação que conversem diretamente com o público-alvo.

Um exemplo foi o lançamento, no ano passado, da ação da Skol Beats “Drink Right Fuck Right – Quem bebe menos se diverte mais”. Neste caso, vimos que existia uma ligação forte entre as baladas, bebidas e o sexo com o público que mais consome a Skol Beats. Por isso, resolvemos levar essa discussão para esse universo. No lançamento, a Anitta contou uma experiência pessoal sobre uma noite frustrada por ter bebido demais. Várias outras personalidades da internet participaram da ação nas redes sociais.

Foi com esse mesmo mindset que vimos que era o momento de dar um passo além e juntar nossas marcas em uma única campanha, que tratasse te um tema tão importante de um jeito que as pessoas se identificassem.

Combater o uso de bebidas alcoólicas associadas à direção é uma preocupação que todos nós compartilhamos na companhia. Não temos nenhum interesse do lucro que venha do consumo indevido das bebidas que a gente faz com tanta paixão. Queremos estar nos finais de semana, nos happy hours e em outros momentos de união e alegria e não abrimos mão de defender o que acreditamos. A regra é clara: beber e dirigir de jeito nenhum.

Alexandre Costa é diretor de marketing da Cervejaria Ambev