SENAC - Arte Gustavo Moore
SENACArte Gustavo Moore
Por O Dia
Rio - Não é novidade para ninguém que o mundo do trabalho está mudando. A transformação digital impulsiona novas exigências do mercado que trazem consigo o surgimento de novas profissões, modalidades de trabalho mais flexíveis, facilidades para se comunicar e mudanças no comportamento das pessoas.

Já parou para pensar quais são as oportunidades que essas transformações podem representar? Já parou para imaginar o que mais está vindo por aí?

Nós, do Senac RJ, estamos sempre pensando em como preparar melhor nossos alunos para lidar com tantos desafios neste cenário cada vez mais complexo e cheio de novas possibilidades. Então, visando acelerar os projetos com caráter mais inovador, o Senac RJ lançou o Senac Lab - um laboratório de prototipação e experimentação de ideias.

Os colaboradores podem testar suas ideias sem o habitual medo de errar, e contam com um ambiente que estimula e favorece a colaboração, a cocriação e o aprendizado constante.

Com o apoio e auxílio de um time multidisciplinar, formado por integrantes de várias áreas do próprio Senac RJ, qualquer colaborador pode indicar problemas ou oportunidades que ele identifique como importantes para a empresa. Feito isso, grupos pequenos são formados e, através de metodologias ágeis e inovadoras, como Design Thinking e Lean Startup, é possível apostar em soluções mais arriscadas e agilizar o processo de implementação destes novos projetos.

A existência de um espaço designado para inovação causou interesse em várias pessoas de várias áreas do Senac RJ.

Atualmente o Senac Lab está empenhado em dois projetos, fruto de insights que vieram dos próprios colaboradores: desenvolver novas formas de certificar os alunos e em melhorar a experiência no processo de pagamento.

Contudo, a verdadeira mudança que o Senac Lab quer causar é na cultura da empresa, tornando as pessoas cada vez mais abertas as mudanças e com o espírito intraempreendedor mais aguçado.

Luiz Coelho é especialista em Produtos do Senac RJ