Agentes da Defesa Civil realizam ação de conscientização - Divulgação/ASCOM
Agentes da Defesa Civil realizam ação de conscientizaçãoDivulgação/ASCOM
Por O Dia
Petrópolis - Fazer queimadas, mesmo em áreas rurais, é crime previsto em lei e pode levar a detenção de seis meses a um ano, além da aplicação de multa. É esse tipo de conscientização que a Defesa Civil de Petrópolis quer levar à população com a Blitz Verde, que ocorrerá nesta sexta-feira, em Araras.

"Por causa disso, além dos motoristas e pedestres, as cartilhas também são entregues no comércio próximo a ação. Além de Araras, outras três etapas serão realizadas", explicou o prefeito Bernardo Rossi.

Nos últimos anos, o número de queimadas na cidade reduziu 28,4%, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Neste ano foram registrados 259 casos de incêndios florestais. Além de ações educativas, a prefeitura vem trabalhando também em parceria com órgãos ambientais no mapeamento e monitoramento de áreas de preservação com a utilização de um drone, que está disponível também para o combate de grandes incêndios.

"Seguimos à disposição, não apenas com o drone, mas também com a nossa brigada de combate aos incêndios florestais. Esperamos conseguir bons resultados com as ações em conjunto”, explica o coronel Paulo Renato Vaz, secretário de Defesa Civil do município.

Além da Defesa Civil, a blitz contará com a participação também da Ações Voluntárias em parceria com a Polícia Militar e a Rebio-Araras. A meta é entregar mais de 10 mil cartilhas até o fim do período de estiagem, em outubro.