Projeto foi apresentado ao prefeito Bernardo Rossi  - Divulgação
Projeto foi apresentado ao prefeito Bernardo Rossi Divulgação
Por O Dia
Petrópolis - Com quatro salas de aula, pátio para recreação e uma sala de leitura, está pronto o projeto criado pela AMAVALE – Associação dos Moradores do Vale das Videiras – para um Centro de Educação Infantil que atenderá 50 crianças a partir de 3 anos. O CEI será construído pela associação e administrado pela prefeitura, a partir de uma parceria entre as partes. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira para o prefeito Bernardo Rossi e os secretários municipais.

"Agradeço muito o empenho dessa associação, que vem realizando projetos maravilhosos para essa comunidade e, agora, com mais essa novidade, vai construir, com seus próprios recursos, um Centro de Educação Infantil para o bairro. É um presente para as crianças e para o município e só tenho a agradecer e parabenizar pela ação", afirmou o prefeito Bernardo Rossi, que fez questão de conferir também no local o atendimento na EM José Américo Ribeiro e no Posto de Saúde do Vale das Videiras.

A expectativa é de que o espaço comece a ser construído ainda neste ano e deve demorar seis meses para ficar pronto. Segundo Ronaldo Medeiros, secretário de Obras, “a Secretaria já está debruçada sobre o processo e, nas próximas semanas, a licença de construção será liberada".

O projeto do CEI foi apresentado por Zaíde de Melo Franco Faoro, uma das diretoras da AMAVALE, que representou o presidente da associação, Dircésio Melo.

"Acreditamos que a educação na primeira infância seja o ponto crucial para o desenvolvimento das crianças e é por isso que a associação e seus parceiros estão encantados com esse projeto. Já temos uma atuação forte na escola da comunidade e manteremos isso no CEI. Todos os recursos já estão separados e nos reunimos com a prefeitura para fortalecer essa colaboração entre a associação e o poder público", explicou.

Na ocasião, a associação de moradores também solicitou que a educação em tempo integral seja futuramente instalada na Escola Municipal José Américo Ribeiro, fundada em 2000, após a doação de um terreno da associação de moradores para a prefeitura.

"Já estamos estudando essa possibilidade. A escola mantém um trabalho excelente e a comunidade merece. Estamos muito felizes com o projeto do CEI e parabenizo a comunidade pela iniciativa", afirmou a secretária de Educação, Marcia Palma. A escola atende atualmente 210 alunos matriculados da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.