Tuktuk está em fase de teste em Petrópolis - DANIEL CAMARA
Tuktuk está em fase de teste em PetrópolisDANIEL CAMARA
Por O Dia
Petrópolis - Mais um modelo de "Tuktuk" foi colocado em teste para substituir as charretes de tração animal em Petrópolis. O veículo foi acompanhado pelas equipes Companhia de Trânsito no Centro Histórico da cidade na manhã desta quarta-feira.

O modelo tem capacidade para transportar duas pessoas e funciona com um condutor pedalando, assistido de uma bateria elétrica. A iniciativa do governo em substituir as tradicionais charretes é inédita no país e tem o objetivo de estimular o turismo. O fim do uso dos cavalos para tração no transporte foi escolhido por 117 mil pessoas em um plebiscito realizado no ano passado.

"A ideia é empregar pessoas da cidade, gerar renda aqui. O modelo vai permitir um passeio de até 20 km/h, bem calmo e tranquilo para o passageiro", explicou Fred Sampaio, diretor da empresa responsável pelo modelo.

Após homologação do resultado do plebiscito pelo TSE, a prefeitura decretou a extinção da atividade, em março deste ano. O prazo para as empresas se apresentarem e realizarem os testes se esgotou nesta quarta. Oito veículos circularam pela cidade, de um total de 12 empresas cadastradas.

"Petrópolis, mais uma vez, está saindo na frente. Como cidade turística, que tem no setor uma importante fonte de renda, termos um serviço como esse é muito importante, incentivando o turismo. Atendemos o pedido da população, para o fim das charretes, mas o serviço vai continuar existindo de outras maneiras", destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O próximo passo é a criação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – que deve contemplar preferencialmente a utilização da mão de obra dos antigos condutores das vitórias de tração animal.

"Vamos fazer um trabalho mais amplo, não só para atender o espaço em frente ao Museu Imperial. A ideia é abrir um leque de oportunidades para melhorar e expandir o turismo da cidade", revela Luciano Moreira, Diretor Operacional da CPTrans