Um esquema especial de segurança vai atuar durante o Natal Imperial - Divulgação/Prefeitura de Petrópolis
Um esquema especial de segurança vai atuar durante o Natal ImperialDivulgação/Prefeitura de Petrópolis
Por Ney Freitas
Petrópolis - A Guarda Civil vai ter pelo menos 30 homens atuando nas ruas para patrulhamento preventivo e segurança do público que vai acompanhar as atrações do Natal Imperial. A corporação vai aumentar o efetivo nos dias de evento com expectativa de público maior, como nas Paradas Iluminadas, em dezembro. O monitoramento pelo Ciop e o trabalho do canil também fazem parte do esquema de segurança durante o evento, até 12 de janeiro. Hoje, por exemplo, além dos agentes 2ª Inspetoria, que já atua nos distritos, a Guarda Civil terá mais 12 homens no Parque Municipal de Itaipava e nos arredores.

Mais uma vez teremos um trabalho voltado a atender os petropolitanos e também os visitantes da nossa cidade, com objetivo de garantir que todo público vai poder acompanhar as atrações com tranquilidade total em todos os eventos”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.
Publicidade

As equipes que estarão nas ruas também vão fazer o patrulhamento para coibir atos de vandalismo com as decorações natalinas e a iluminação especial inaugurada nesta quinta-feira. Outra atribuição será em relação às vagas destinadas ao embarque/desembarque dos ônibus de turismo. Os agentes atuarão para impedir o estacionamento irregular de outros veículos em áreas como o entorno do Museu Imperial, a Praça 14 Bis, a Avenida Tiradentes e no entorno do Hotel Quitandinha. A Guarda também vai acompanhar os desfiles das Paradas Iluminadas, que estão marcadas para os dias 8, 15 e 22 de dezembro. No Quitandinha, inclusive, uma viatura ficará baseada nos dias do evento para organizar o trânsito e fazer o patrulhamento preventivo.
Os cães serão levados para áreas de maior movimento de turistas, como Praça da Liberdade, Trono de Fátima e Palácio de Cristal, entre outros. Todas as câmeras do Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) serão utilizadas para o monitoramento durante os dias de eventos, com atenção nas áreas de maior concentração e entradas da cidade, onde estão instaladas as câmeras capazes de detectar a chegada de veículos roubados. Também serão utilizados os dois equipamentos móveis acoplados nos uniformes de agentes que fizerem patrulhamento nas ruas.
Publicidade

A gente sempre reforça as orientações comuns em todos os grandes eventos para que o público dê preferência ao transporte público, não combine álcool e direção, tenha atenção especial com objetos pessoais como carteira e documentos, evite levar objetos que não são necessários para eventos, como tablets e computadores e tenha cuidado redobrado com as crianças”, orienta Calomeni.