Secretarias municipais e órgãos de segurança intensificaram ações de fiscalização sobre os decretos - Caio Garin
Secretarias municipais e órgãos de segurança intensificaram ações de fiscalização sobre os decretosCaio Garin
Por O Dia
Petrópolis - A prefeitura colocou em prática nesta sexta-feira a operação “Fique em Casa”, que vai rodar a cidade com orientação para que as pessoas respeitem as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a propagação do novo coronavírus. Secretarias municipais e órgãos de segurança intensificaram ações de fiscalização sobre os decretos que impedem aglomerações na cidade, como o funcionamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial.

Além disso, a prefeitura está ampliando as medidas de controle sanitário em Petrópolis, com a instalação de barreiras físicas em 10 entradas da cidade. O objetivo é forçar que veículos vindos de outros municípios passem pelo controle implementado nos pórticos do Quitandinha e do Bingen, no Alto da Serra e no Trevo de Bonsucesso, onde os motoristas e passageiros são abordados sobre a origem, destino e motivo da viagem e o estado de saúde. Essas barreiras físicas começaram a ser colocadas também nesta sexta.

Essa equipe está toda nas ruas, se expondo, para cuidar das famílias dos petropolitanos. Todos os nossos decretos restritivos, decretos de proibição, são para diminuir a curva de coronavírus e Petrópolis conseguir sair o mais rápido possível, da melhor forma, desse momento que todo mundo vem passando. Nós estamos acompanhando a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o ministro da Saúde que já disse que, conforme essa curva aumentar, vão faltar equipamentos, vão faltar EPIs. Nós estamos acompanhando também o secretário de Estado de Saúde, todas as autoridades de saúde, mas é importante cada cidadão fazer a sua parte. Esse é o recado para cada pessoa: fique em casa”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta sexta, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal, Guarda Civil, CPTrans, Fiscalização de Posturas, Defesa Civil, Procon, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde entregaram material informativo e orientaram pessoas que estavam na rua a voltar para casa para se proteger contra o novo coronavírus – vetor do Covid-19. Um carro de som percorreu várias ruas com mensagem de orientação sobre as medidas preventivas e recomendação paras as pessoas ficarem em casa.

Você sempre pode contar com o Corpo de Bombeiros. Todos os dias, nossos bombeiros estão em todas as ocorrências e todos sabem que podem contar com a gente. E agora, nós podemos contar com cada um de vocês? Fique em casa, por favor”, pediu o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Gil Kempers.

A nossa rede está preparada para atender a população, mas nós apelamos a todos: fique em casa. Faça a sua parte nessa luta contra o coronavírus”, disse o infectologista da rede municipal de saúde, José Henrique Castrioto.

Todos esses órgãos continuam intensificando a fiscalização sobre o funcionamento de bares (totalmente vetado), restaurantes (que pode atender apenas por encomendas) e do comércio de produtos não essenciais. O Procon e a Fiscalização de Posturas recebem denúncias e estão atuando para garantir, junto com os órgãos de segurança, o cumprimento dos decretos municipais.

Nesta sexta, 10 estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas e um deles, uma loja de cosméticos com presença de clientes, foi autuada por descumprir a determinação municipal. Os fiscais também orientaram pessoas que estavam em filas de banco aguardando atendimento para manterem distanciamento entre elas.

Em 10 entradas da cidade, a Secretaria de Obras está instalando barreiras físicas que impedem a passagem de veículos. Nesta sexta, foram colocadas manilhas nas ruas Nicarágua (Quitandinha) – próximo à Casa do Alemão; Luiz Winter (Duarte da Silveira); Rua Emídio Tavares (localidade conhecida como Rio da Cidade); e Galdino Pimentel (Capela) e um acesso paralelo em Bonsucesso. Ainda serão colocadas barreiras físicas na entrada da Mosela, Moinho Preto, Barra Mansa, Arranha-Céu, Catobira e Castelo Itaipava. Quem tentar chegar a Petrópolis vai necessariamente ter que passar pelo controle sanitário no Quitandinha, Bingen, Alto da Serra e Trevo de Bonsucesso.