Prefeito Bernardo Rossi visitou local de transbordo de lixo que fica no bairro Duarte da Silveira - Reprodução
Prefeito Bernardo Rossi visitou local de transbordo de lixo que fica no bairro Duarte da SilveiraReprodução
Por O Dia
Petrópolis - O prefeito Bernardo Rossi visitou nesta segunda-feira o transbordo de lixo que passou a operar de forma totalmente adequada no início deste ano. O detrito que é coletado em toda cidade não é mais depositado no chão: todo resíduo sai dos caminhões direto para as carretas que fazem o transporte para o aterro de Três Rios.
Toda a operação do transbordo ocupa apenas cerca de 1,5 mil m² da área total do terreno, que fica no km 79 da BR-040, no bairro Duarte da Silveira. A obra que foi feita no local é um muro de contenção que criou um andar superior, para onde vão os caminhões com o lixo coletado, enquanto as carretas ficam na parte de baixo, que agora é impermeabilizado.
Publicidade
O detrito é despejado direto nas carretas. Antes, e pelo período de 20 anos, era necessário depositar os resíduos no chão e depois colocar nas carretas, operação que não é mais realizada.
prefeito Bernardo Rossi visitou nesta segunda-feira o transbordo de lixo que passou a operar de forma totalmente adequada no início deste ano - Reprodução
prefeito Bernardo Rossi visitou nesta segunda-feira o transbordo de lixo que passou a operar de forma totalmente adequada no início deste anoReprodução
“Considero essa uma obra de extrema importância feita em minha gestão. Quando nós assumimos o governo, tivemos que resolver diversos problemas e o lixo era um deles. O local era potencialmente um enorme problema ambiental, acompanhado pelo Ministério Público, que foi um grande parceiro para resolver essa situação. Agradeço demais o empenho da PDCA nessa obra. Ver esse local hoje funcionando de forma totalmente sustentável, com placa solar, reflorestamento, gera uma grande satisfação. Quando olhamos para o passado e vemos um problema de 20 anos resolvido, eu fico muito feliz e satisfeito”, destacou Bernardo.

A área inferior recebeu a impermeabilização com uma camada de 16 centímetros de concreto. O espaço onde é feito o despejo do lixo tem uma cobertura para impedir o contato de águas pluviais e também uma tela para evitar que o vento arraste resíduos para a rodovia. Foi implantado um sistema de drenagem em todo terreno. Também há placas solares para gerar energia para o sistema de iluminação.O local também está recebeu o plantio de cerca de 1,5 mil mudas de espécies nativas, com um ipê plantado no local onde mais era despejado, no centro do terreno. O objetivo é deixá-lo como um marco da mudança radical do terreno, que agora respeita por completo o meio ambiente.

Na visita também estavam presentes o vice-prefeito, Baninho; o secretário de Meio Ambiente, Fernando Fortes; e a secretária de Segurança, Serviços e Ordem Pública, Karina Bronzo; além do diretor da PDCA, Jefferson Barreiros.