Mutirão da castração tem agendamento nesta terça, no Instituto Jorge Vaitsman - Divulgação
Mutirão da castração tem agendamento nesta terça, no Instituto Jorge VaitsmanDivulgação
Por O Dia
Rio - A equipe do Instituto Municipal Jorge Vaitsman realiza nesta terça-feira, o agendamento da sexta edição do mutirão de castração 2019, que acontece no próximo dia 15. A inscrição é feita por senhas distribuídas por ordem de chegada, a partir das 7h, no próprio instituto, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte.
Uma das ações desenvolvidas pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses para conter a epidemia de esporotricose na cidade, o mutirão castra e um só dia 110 gatos, 55 machos e 55 fêmeas. Implantado em 2017 pela Prefeitura do Rio, o programa que é gratuito já castrou 1.760 animais e deve ser ampliado ainda este ano.

Para o agendamento, o dono do animal deve apresentar comprovante de residência e CPF, documento que dá direito a castrar até três animais. Uma das vantagens da cirurgia é a redução da ansiedade e do estresse nos animais, que ficam mais tranquilos, diminuindo as fugas e as disputas por territórios e, consequentemente, os riscos de atropelamentos e brigas que deixam arranhões e outros ferimentos causadores da esporotricose e da raiva.
Publicidade
A castração também reduz os índices de câncer, piometra (infecção no útero), TVT (tumor venéreo transmissível) e outras doenças infectocontagiosas, proporcionando mais tempo de vida aos que são submetidos ao procedimento que, como explica a médica-veterinária Patrícia Nuñez, coordenadora de Zoonoses da Vigilância, mantém o instinto animal intacto.