- Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por O Dia
Rio - O programa Segurança Presente tem um novo cronograma de expansão para o estado do Rio. Os municípios de Nova Iguaçu e Caxias, na Baixada Fluminense, e os bairros de Laranjeiras, Barra da Tijuca, Botafogo, Austin, Miguel Couto, Vila Isabel e Bangu, em Nova Iguaçu, e nas zonas, Sul, Norte e Oeste do Rio, são os próximos a receber o reforço na segurança. Pode haver mudança nos dias para implementação, mas o governo confirmou a expansão nos nove locais.
A expansão em regiões já mencionadas pelo governador Wilson Witzel no planejamento foi noticiada pelo DIA no início de julho. Com a ampliação, o governo começa a implantar um monitoramento via satélite para fiscalizar tanto as equipes do programa como as das operações Lei Seca e Barreira Fiscal.
Publicidade
As operações serão em turnos de 12 horas. O programa contrata policiais militares em dias de folga, a partir de inscrições facultativas. 
Para viabilizar as expansões, o governo fez parcerias com associações comerciais e empresários das áreas beneficiadas. Além de contribuir financeiramente, esses parceiros doam de uniformes a viaturas.
Publicidade
Quase todas as operações atuais são integralmente bancadas pelo Estado — nos bairros da Lapa, Aterro, Lagoa, Méier, Centro, Leblon, Ipanema e Tijuca. O custo total no mês de maio foi de R$ 4,9 milhões. Já as equipes do projeto Rio + Seguro, em Copacabana, e do Niterói Presente são frutos de convênios com as prefeituras do Rio e de Niterói, respectivamente. A Alerj firmou parceria para a Baixada. Por questão estratégica, os números de agentes não foram informados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).
Datas de início do programa
Publicidade
1º de agosto – Nova Iguaçu
12 de agosto – Laranjeiras
26 de agosto – Caxias
2 de setembro – Barra da Tijuca
10 de setembro – Botafogo
23 de setembro – Austin (Nova Iguaçu)
7 de outubro – Bangu
15 de outubro – Miguel Couto (Nova Iguaçu)
30 de outubro – Vila Isabel