Concurso do Senac RJ reúne jovens talentos da moda no MAM. Foram mais de 196 inscritos - fotos de ERBS JR
Concurso do Senac RJ reúne jovens talentos da moda no MAM. Foram mais de 196 inscritosfotos de ERBS JR
Por

Rio - As dicotomias do Rio foram a inspiração para o estilista João Paulo de Freitas criar as três peças vencedoras no desfile de moda realizado pelo Senac RJ, ontem, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). O evento, que reuniu alunos e ex-alunos da instituição, foi a última etapa do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, promovido pela instituição. Aos 29 anos, o artista concorreu com outros cinco talentos na categoria Criação, e levou a melhor.

"A inspiração foi esses contrastes da cidade, que mistura área urbana e natureza, ricos e pobres, que reúne num mesmo espaço, como a praia, o surfista e o executivo. Com base nessa ideia criei looks elegantes misturando peças estruturadas com peças fluidas", conta o jovem, que levou para a passarela três modelos negras. "Sou negro e quis trazer mulheres negras para vestir roupas elegantes, indo contra o estereótipo de que negras são pobres e faveladas", completou.

Na categoria Produção de Moda, o primeiro lugar ficou com o Hugo Rafael Abade Santos de Oliveira, de 25 anos. A missão era produzir um desfile para marcas já conhecidas. Hugo, que concorreu com três candidatos, escolheu a Esc, de moda praia, e teve uma ideia inovadora para produzir o desfile. "Me inspirei nos bate-bolas, que me causam pavor e, ao mesmo tempo, tem uma pegada fashion".

Também militante, ele levou para a passarela quatro modelos negras, sendo uma delas transexual. Outra surpresa ficou por conta da entrada de uma das meninas. "Eu quis que ela entrasse de costas, representando a nossa política. Mas a moda anda pra frente".

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ teve 196 inscritos. Em agosto foram escolhidos os 21 finalistas em quatro categorias: Costura, Modelagem, Criação e Produção. Os vencedores foram escolhidos ontem, por um júri que contou com o estilista Mário Queiroz, com o embaixador de Moda do Senac RJ, Vitorino Campos, com a jornalista de moda Márcia Disitzer, com o consultor de moda Rick Yates e com Thomaz Azulay, sócio da marca The Paradise.

"Queremos dar visibilidade, estamos mais preocupados com a empregabilidade", disse a gerente de Moda do Senac RJ, Leana Braga.

'A moda é muito viva no Rio, faz parte do DNA da cidade'

Ana Claudia Martins, diretora regional do Senac RJ: "A moda é muito viva no Rio, faz parte do DNA da cidade. Outro dia o governador (Wilson Witzel) disse que o turismo é o petróleo do Rio. Eu diria que o turismo e a moda são o petróleo do Rio".
Publicidade
 
Antonio Florencio de Queiroz, presidente da Fecomércio-RJ: "Jovens talentos: essas duas palavras conjugam duas realidades em que temos que apostar e acreditar, que são o futuro.Todos aqui são vencedores, vocês estão apostando no seu futuro, em desenvolver novas técnicas e novos processos, e isso é o que nos move. Somos capazes de contar a história da humanidade através da moda".
Publicidade
 
Na categoria Costura, os ganhadores foram: Carla Quixaba (1º); Luana Azevedo (2º) e Ana Clara (3º). Em Modelagem, venceram Vanessa Nascimento (1º), Marcela de Almeida (2º) e Daniele Simplicio (3º). Produção de Moda premiou Hugo Abade (1º), Eduardha Baldanza (2º) e Thanis Castro (3º). Criação consagrou João Freitas (1º), Wagner Bittencourt (2º) e Marcela dos Santos (3º).
Você pode gostar
Comentários