Palácio Guanabara  - Vanessa Ataliba/Parceiro/Agência O Dia
Palácio Guanabara Vanessa Ataliba/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - O Governo do Estado lança, nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara, Zona Sul do Rio, um cartão de crédito com juros subsidiados para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro. A Política Estadual de Proteção e Defesa Social estabelece um plano de atendimento a municípios atingidos por catástrofes e situações emergenciais, com a atuação integrada das secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Infraestrutura e Obras e Agricultura.
O objetivo é que o Estado tenha um protocolo de atuação, para atender de forma mais rápida e ágil a população e as cidades que forem prejudicadas. As regiões Norte e Noroeste fluminense serão as primeiras a serem atendidas.
Publicidade

As famílias, vítimas dos desastres decorrentes das enchentes e deslizamentos provocados pelas chuvas em janeiro de 2020, receberão auxílio financeiro para recuperarem suas casas. Após a realização de cadastro, vão receber um cartão bancário para compra de materiais de construção e eletrodomésticos. Os valores previstos são de R$ 5 mil para as famílias desabrigadas e R$ 2 mil para as desalojadas, nos municípios de Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco do Itabapoana.

O pagamento será feito em parcela única pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Os recursos virão do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS).

 
 
Publicidade