João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos - Arquivo Pessoal
João Pedro Matos Pinto tinha 14 anosArquivo Pessoal
Por RAI AQUINO
Rio - O Corpo de Bombeiros informou que o estudante João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, foi deixado sem vida, por volta das 15h desta segunda-feira, no Grupamento de Operações Aéreas (GOA) da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por um helicóptero da Polícia Civil. O estudante foi levado pela aeronave após ser baleado no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, durante uma operação policial. A família ficou sem notícias do jovem desde que ele foi levado pelos agentes.
O helicóptero da Polícia Civil percorreu cerca de 40 km com o corpo do estudante do município da Região Metropolitana até a área do Corpo de Bombeiros na capital. De lá, ele foi levado ao IML de Tribobó, de volta a São Gonçalo.
Publicidade
Desde então, a família tinha apenas a informação de que havia no IML o corpo de um jovem com as características do João Pedro. Um tio e um primo do estudante fizeram o reconhecimento dele, nesta manhã.

Galeria de Fotos

Lanchas participaram da operação Reprodução / Internet
Comboio de blindados na região Reprodução / Internet
João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos Arquivo Pessoal
João Pedro Matos Pinto tinha 14 anos Arquivo Pessoal
Helicóptero da polícia na região Reprodução / Internet
Publicidade
Um primo de João Pedro contou ao DIA que o adolescente estava brincando com outros menores no quintal de casal, na Praia da Luz, na Ilha de Itaoca, quando bandidos pularam o muro da residência para fugir da operação, das polícias Civil e Federal.
"Os policiais pularam atrás dos traficantes e entraram atirando. Todo mundo se jogou no chão, mas o João foi atingido na barriga", conta o primo, que preferiu não se identificar, dizendo que na mesma velocidade que pularam para dentro do quintal, os bandidos saíram por outro muro.
Publicidade
Ainda segundo o parente, quando os policiais invadiram o quintal deles, os primos falaram que João não era envolvido com o crime.
"Mas os policiais rapidamente pegaram ele e o colocaram dentro do helicóptero. O pessoal foi tentar ir atrás, mas o policiais não deixaram e ainda o ameaçaram, dizendo que se eles saíssem iriam atirar", afirma, denunciando ainda que os agentes modificaram o local para que o primo fosse incriminado.
Publicidade
O parente descreve o estudante como uma pessoa tranquila, que não falava muito.
"Ele é nascido e criado na igreja, fazia parte do grupo jovem. A vida dele é escola, porque a mãe é professora, e ajudar a minha tia com a minha prima pequena", detalha, dizendo que o primo faria 15 anos no dia 25 de junho. 
Publicidade
A Secretaria de Estado de Vitimados (Sevit) informou que ofereceu atendimento social, psicológico e encaminhamento para a gratuidade de sepultamento do adolescente. A pasta também destacou que segue à disposição da família do jovem e irá realizar um novo contato.
INVESTIGAÇÃO
Publicidade
Procurada pelo DIA, a Polícia Civil disse que a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) instaurou um inquérito para apurar a morte do adolescente. A corporação disse que ainda que DHNSGI fez a perícia no local e que duas testemunhas prestaram depoimento na delegacia.
"Os policiais foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato", afirmou, em nota.

A Polícia Civil disse, ainda, que a operação no Complexo do Salgueiro foi para cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças da facção criminosa que age na comunidade.
Publicidade
"Durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola", a corporação alegou.
Já a PF se manifestou da mesma forma que a Polícia Civil, acrescentando que "acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos"; veja a nota na íntegra!
Publicidade
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro informa que, na data de ontem, 18/05, durante operação da Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo/RJ um adolescente foi ferido.

A ação visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa da região.

Durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola.

O jovem ferido na ação foi socorrido de helicóptero. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) informou que já instaurou inquérito para a apurar as circunstâncias que levaram à morte do adolescente.

A Polícia Federal acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos.