Escolas da rede pública e privada do Rio estão fechadas desde o início da pandemia - Ricardo Cassiano
Escolas da rede pública e privada do Rio estão fechadas desde o início da pandemiaRicardo Cassiano
Por O Dia
A Secretaria Municipal de Educação definiu, ontem, que o plano de reabertura das escolas começa em 3 de agosto, com o retorno de gestores de Unidades de Educação. Entretanto, a data, apresentada em reunião do Grupo de Trabalho que estuda a volta às aulas no município, não foi discutida previamente com entidades educacionais, que alegam só terem conhecimento do material menos de um dia antes dessa decisão.

"Da forma como o documento está apresentado, parece que todo o Grupo de Trabalho assinou e concordou que dia 3 de agosto já vai ter a volta dos gestores", afirma Maria Eduarda Quiroga, representante do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). O retorno seria para avaliar a situação das estruturas das unidades. 

O plano esquematizado pela prefeitura sugere retorno gradual, a partir de alunos matriculados em séries terminais, com a adoção do ensino híbrido e rodízio de estudantes. O horário de aulas por turno seria reduzido a duas horas e meia. O projeto mostra, também, que cerca de 25 mil profissionais das Unidades de Educação não fazem parte do grupo de risco e, portanto, poderiam retornar, mas não foi especificada a quantidade de funcionários por área de atuação. A mesma incerteza recai sobre licitações feitas pela prefeitura para adquirir EPIs e equipamentos de limpeza, que não têm data de previsão para chegar.

Segundo o Sepe, a secretaria convocou, na noite de ontem, reunião extraordinária do Grupo de Trabalho na segunda-feira, mas não especificou o assunto. O sindicato informa que vai lançar, junto com demais entidades, uma nota riticando a postura da prefeitura.

A SME informa que não há data definida para o retorno das aulas, mas as unidades estarão equipadas até o momento da volta.