Aglomeração no Leblon - Reprodução/Redes Sociais
Aglomeração no LeblonReprodução/Redes Sociais
Por O Dia
Rio - O governador do Rio em exercício, Cláudio Castro, determinou nesta sexta-feira novas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. As ações foram publicadas no Diário Oficial em parceria com a prefeitura do Rio. 
O decreto altera o funcionamento de bares e restaurantes, que podem continuar atendendo ao público com 50% da sua capacidade de lotação, até 1h, mas com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 21h. Música ao vivo e sistema self-service seguem suspensos.
Publicidade
Também não será permitido, aos sábados, domingos e feriados, o estacionamento de veículos particulares na orla do Rio, no trecho entre as praias do Leme ao Pontal. Só poderão estacionar os proprietários de carros que morem na região.

O decreto também autoriza o retorno das atividades desenvolvidas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), como obras de manutenção e expansão da infraestrutura de saneamento básico.

O  uso de máscaras de proteção permanece obrigatório em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais.
Está mantida ainda a recomendação às prefeituras fluminenses de reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade, em horários específicos para evitar aglomerações. Os municípios têm autonomia para manter suas determinações e regras.

Bandeira amarela
Publicidade
De acordo com o painel de indicadores sobre a pandemia do coronavírus no estado, divulgado no dia 3 de setembro pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à covid-19, entre as nove regiões nas quais o estado é dividido, sete estão classificadas como bandeira amarela, indicativo de risco baixo para a doença:
- Metropolitana I,
Publicidade
- Metropolitana II,
- Médio-Paraíba,
Publicidade
- Centro-Sul,
- Baixada Litorânea,
Publicidade
- Região Norte,
- Região Serrana,
Publicidade
Juntas, elas abrangem cerca de 96% da população.
 
Publicidade