Sábado ensolarado e com praia cheia em meio à pandemia da covid-19 - Cléber Mendes
Sábado ensolarado e com praia cheia em meio à pandemia da covid-19Cléber Mendes
Por Marina Cardoso

Poucos dias depois dos cinemas reabrirem e o retorno do público aos estádios de futebol estar muito próximo, o Observatório Fiocruz Covid-19 afirma que a disponibilidade de vagas em UTIs na cidade do Rio é considerada crítica, com taxa de 79%. Para especialistas, o momento é de atenção, de frear medidas de flexibilização que causem aglomeração. Só no município já são mais de 100 mil infectados e o número de mortos ultrapassou os 10,8 mil. Já no Estado do Rio, são mais 18,2 mil óbitos e 259,6 mil casos confirmados.  

Para a pesquisadora Margareth Portela, integrante do Observatório Fiocruz, a capital fluminense se encontra em uma situação preocupante. "É uma zona crítica desde a semana passada. A taxa de UTIs estava em 86% de ocupação e agora caiu para 79%. Esses números sinalizam que é um momento de prestarmos atenção. É hora de avaliar e observar se os números vão estabelecer uma tendência de crescimento", diz. 

Por conta disso, Margareth acredita que ainda não seja a hora de pensar em reabertura de locais que provoquem aglomeração. "Estamos com uma ocupação elevada no município do Rio. Não vejo um bom momento para reabrir cinema e estádio de futebol. Com retorno desses locais e se os números tiverem uma tendência de alta, o Rio vai ter capacidade de fato para se organizar e receber mais pessoas nos hospitais?", indaga. 

Para avaliar a zona crítica, a pesquisa utiliza dados do município do Rio, já que o estado é o único no país que não disponibiliza a taxa de ocupação de leitos em seu painel público de dados.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que tem realizado atualmente a maioria absoluta dos atendimentos de covid-19, visto que hospitais do estado e da iniciativa privada fecharam leitos dedicados ao tratamento da doença, e é a única que mantém um hospital de campanha. A pasta informa ainda que não há fila de espera, pois há leitos para todos os pacientes inseridos no sistema de regulação e que não fechou nenhum leito de UTI.

 

Você pode gostar
Comentários