A Rua Carlos Gomes, na localidade conhecida como Cantão, em Santa Rita, só tem asfalto em uma parte - FOTOS DE ALINE CAVALCANTE
A Rua Carlos Gomes, na localidade conhecida como Cantão, em Santa Rita, só tem asfalto em uma parteFOTOS DE ALINE CAVALCANTE
Por Aline Cavalcante

Esgoto a céu aberto, ruas sem asfalto e esburacadas. Nos bairros mais afastados do Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a situação parece de total abandono. A rotina de quem vivem em bairros como Santa Rita e Rancho Fundo é prejudicada pela falta de atenção da prefeitura.

A localidade conhecida como Cantão, em Santa Rita, é uma das mais afetadas. Na Rua Barbosa, nem o caminhão de lixo pode transitar na via. De tantos buracos e depois de alguns acidentes, os moradores deixaram de ter o serviço de coleta por conta da situação do asfalto.

"Com a rua neste estado, o caminhão do lixo não entra, não tem como. Já passei pelo local um dia e tinha um veículo da coleta caído em um desses buracos. Os moradores como sempre saem na pior e ninguém toma providências", relata a dona de casa Leidineia Machado, de 49 anos.

Na Rua Carlos Gomes, o cenário é ainda pior, já que sequer tem asfalto. "É um dilema entre a lama e a poeira. Quem não quer se sujar em dias de chuva tem que colocar sacolas nos pés. Para se proteger da poeira, portas e janelas tem que ficar sempre fechadas", conta a moradora Arlene Souza, de 58 anos.

No bairro Rancho Fundo, o problema não melhora e o cenário também é de abandono. Moradores da Rua Vargedo transitam no meio da lama e do mato. "É uma situação difícil. As ruas em volta têm asfalto e só aqui não tem. Quando chove, não dá nem para passar. A prefeitura podia ao menos passar uma máquina para acertar a rua, mas nem isso", reclama a vendedora Fátima dos Santos, de 44 anos.

O mesmo acontece na Rua das Perpétuas e no trecho final da Rua das Rosas. Ao longo da Rua Girassol, diversos buracos são sinais de uma região esquecida pelas autoridades que, segundo a aposentada Maria da Costa, de 66 anos, há muito não aparecem no local. "A sensação é de que não existimos para a prefeitura porque ninguém vem aqui. Os problemas só aumentam e parece que ninguém vê. Moro nesta região desde que nasci e sempre foi assim, abandonada".

Em resposta às reclamações dos moradores, a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Semif) tem ciência dos problemas enfrentados nas ruas citadas, mas não deu um prazo para que a situação seja resolvida. A Prefeitura afirmou apenas que devido à crise financeira que o município enfrenta vem buscando recursos com o Governo Federal para realizar as obras.

Você pode gostar
Comentários