Evento é organizado pela Frente Teatro, uma rede composta por 15 grupos de artes cênicas do Rio - DIVULGAÇÃO
Evento é organizado pela Frente Teatro, uma rede composta por 15 grupos de artes cênicas do RioDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Espetáculos de teatro, performances e intervenções culturais, vídeos, oficinas, debates e batalha de slam. Paracambi vai ter um dia de programação gratuita na primeira edição da Mostra Frente Teatro-RJ, que acontecerá no próximo sábado.

O evento é organizado pela Frente Teatro, uma rede composta por 15 grupos de artes cênicas do Rio de Janeiro. A ação vai marcar, também, a inauguração da Casa Uivo, espaço artístico do Uivo Coletivo, no Centro da Cidade. 

"A Frente Teatro é uma rede de proteção, na qual pretendemos colaborar uns com os outros. Queremos nos unir, mas também unir nossos públicos, criar pontes entre diferentes polos, e discutir outras possibilidades diante da presente escassez que o teatro enfrenta. A Mostra é o nosso primeiro esforço coletivo, a ação inaugural dessa plataforma acontece na Baixada Fluminense, sinalizando nossa gana de fortalecer a descentralização da cultura do Rio de Janeiro", ressalta Julia Bernat, do Teatro Voador Não Identificado, e uma das articuladoras da rede.

A mostra vai promover intercâmbios, compartilhamento e fortalecimento de espaços alternativos e ampliação do público que hoje frequenta os teatros, principalmente na Baixada.

"É muito importante promover festivais e mostras aqui na região. Precisamos de novos espaços, levar os espetáculos ao público para que ele tenha acesso ao teatro. Essa democratização é fundamental", acredita Leandro Santanna, ator de Queimados, que vai se apresentar com o espetáculo 'Lima entre nós'.

"É necessário envolvermos o público existente, e principalmente um público que ainda não está nos teatros, além de trazer governos e empresários para o diálogo relacionado a formatos e modelos de financiamento', reforça Alex Teixeira, da Peneira, e integrante da Frente.

Além dos espetáculos teatrais, terá debates, oficinas, apresentações de slam, exibição de vídeos e uma festa de encerramento com apresentação de DJs.

O espaço da Casa Uivo fica na Rua Farmacêutico Dilon Salgueiro 320, no Centro de Paracambi. A entrada para o evento é franca, e as atrações acontecem de 14h a 22h.

Você pode gostar
Comentários