No curso técnico, o aluno tem a oportunidade de ver conteúdo teórico e prático durante as aulas - Ricardo Cassiano
No curso técnico, o aluno tem a oportunidade de ver conteúdo teórico e prático durante as aulasRicardo Cassiano
Por O Dia

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, ter no currículo uma capacitação que possibilite atuação em diversas áreas pode ser um importante diferencial. Os cursos técnicos podem ser uma ótima alternativa para quem quer investir em uma formação e se preparar para essa realidade.

"Como o tempo é menor que a faculdade, é a alternativa mais rápida para quem quer ingressar logo no mercado de trabalho com mão de obra qualificada", afirma Rosilene Fernandes da Silva, supervisora da unidade de Nova Iguaçu do Colégio e Curso Mova.

É comum o aluno concluir o Ensino Médio e ingressar diretamente no ensino superior. Mas há outros caminhos também. Nesse sentido, a formação técnica pode favorecer uma escolha de carreira mais assertiva. "Às vezes, o estudante precisa fazer o curso técnico para ver se é a profissão que ele realmente quer seguir. E quando ele faz um estágio, ele passa a conhecer ainda melhor a profissão", explica a coordenadora.

A capacitação técnica oferece uma formação mais curta: de 18 a 24 meses. Os estudantes aprendem tanto a parte de fundamentação quanto de experimentação em ambientes e situações próximos à realidade que irão encontrar no mercado de trabalho.

A área da saúde, que é o carro-chefe do Mova, tem tanta demanda que o próprio curso tem convênio com várias clínicas e hospitais. "A cada seis meses, os alunos são avaliados e, se estiver apto, o nosso curso se encarrega de encaminhá-los aos hospitais ou às empresas conveniadas", conta Rosilene.

Você pode gostar
Comentários