Mil leitos de UTI serão contratados da iniciativa privada para uma eventual crise do coronavírus - divulgação
Mil leitos de UTI serão contratados da iniciativa privada para uma eventual crise do coronavírusdivulgação
Por O Dia
Rio - Campos dos Goytacazes tem novo espaço de saúde. A prefeitura acaba de inaugurar a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) São José. Aguardado há oito anos, o hospital tem como objetivo dobrar o número de atendimentos aos moradores da região e se tornar uma referência na Baixada Campista. São oferecidas um total de 16 especialidades.
O novo UPH São José tem médicos nas áreas de Dermatologia, Cardiologia, Urologia, Oftalmologia, Angiologia, Nefrologia, Ortopedia, Pediatria, Reumatologia, Proctologia, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Hematologia. Há ainda emergências pediátrica e de adulto separadas.
Publicidade
"É um grande sonho da população da Baixada Campista que está sendo entregue, todo equipado para melhor atender. Sabemos das enormes dificuldades que a cidade está passando, pois não vive mais o ápice dos royalties do petróleo. Aí está a UPH da Baixada, equipada com o que há de melhor e entregue para toda a população, que merece saúde qualidade", disse o prefeito Rafael Diniz.
Com 2.700 metros quadrados de área construída, a UPH São José está em um prédio com dois pavimentos. No total, são dez consultórios ambulatoriais, cinco consultórios de emergência e 35 leitos de enfermaria. Destes, 29 são de adultos e seis pediátricos. Há ainda dez cadeiras de hidratação e seis de inalação para crianças.

De acordo com a  Secretaria de Saúde, o atendimento e o prontuário dos pacientes da UPH São José são totalmente informatizados. Também há setor para procedimentos invasivos, eletroencefalograma e farmácia. No andar superior está a parte administrativa da unidade, além de refeitório, dormitórios para equipe médica e de enfermagem. O espaço ainda contempla um miniauditório para cursos e palestras.
Publicidade
"Fizemos questão de entregar a UPH São José quando estivesse em plenas condições de atendimento. Tenho certeza que toda população da Baixada Campista irá fazer um bom uso do São José", destacou Abdu Neme, secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).