Fiocruz faz evento para proteger as crianças contra o sarampo - Divulgação
Fiocruz faz evento para proteger as crianças contra o sarampoDivulgação
Por O Dia

Rio - O Dia D da prevenção contra o sarampo, hoje, terá o evento Fiocruz para Você, que promoverá vacinação gratuita da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças de seis meses a cinco anos. Ao longo do dia, a prevenção estará disponível nas unidades de Manguinhos, na Zona Norte, Farmanguinhos, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Palácio Itaboraí, em Petrópolis. 

Na 26ª edição, o evento reforça a importância do Dia Nacional de Vacinação. Além da cobertura vacinal, o público terá acesso a dezenas de atividades culturais, artísticas e de divulgação científica para todas as idades.

A diversão e o aprendizado dominam a Fiocruz de Manguinhos. No palco próximo ao Castelo Mourisco e outro no Museu da Vida, apresentações musicais, de teatro e dança dividem o palco com especialistas que reforçam a importância da vacinação. 

Na Cavalariça, a instituição apresenta o protagonismo dos moradores da comunidade do Jacaré. Na instalação O Muro, visitantes interagem com fotografias tiradas por crianças e jovens para simbolizar a desconstrução de muros sociais, projeto idealizado pelo artista plástico Hélio Rodrigues. 

Ministério da Saúde adverte

No dia 7 de outubro, o Ministério da Saúde lançou campanha nacional para vacinação contra o sarampo, devido ao registro de mais de 5.400 casos da doença nos últimos 90 dias, no país. A campanha vai até 30 de novembro e pretende atender grupos de risco.
Publicidade
 
Na primeira etapa, que termina em 25 de outubro, o público-alvo são crianças de seis meses a 5 anos. Depois, será a vez de jovens de 20 a 29 anos. A vacina também previne rubéola e caxumba e está disponível em todos os postos de saúde pública do país.
Você pode gostar
Comentários