Com os devidos cuidados, não há risco de contrair o novo coronavírus pelo ato de doar sangue - Divulgação
Com os devidos cuidados, não há risco de contrair o novo coronavírus pelo ato de doar sangueDivulgação
Por O Dia
Volta Redonda - O Hemonúcleo de Volta Redonda iniciou uma campanha para aumentar o estoque durante as festas de fim de ano. A coordenadora do Hemonúcleo, Rosimere Herdy Cardoso, esclarece que o ideal é que o local receba de 25 a 30 doadores por dia, pois os hemocomponentes têm validade.
“As plaquetas, por exemplo, duram apenas cinco dias, por isso, esse é um número ideal de doadores por dia. As doações são muito importantes e necessitamos delas para ajudar nossa população”, esclareceu.
Publicidade
Para doar é preciso ter estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Ainda é necessário apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e não ingerir alimentos gordurosos.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, faz um apelo para que a população se torne doador voluntário.
Publicidade
“A doação é um ato de amor e solidariedade. É importante que as pessoas compareçam ao banco de sangue de uma forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso”, disse o secretário.
O Hemonúcleo fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, atendendo a própria unidade de saúde, além de outras seis instituições: Hospital do Retiro, Hospital do Idoso, Cais Aterrado, Hinja, Agência Transfusional de Piraí e Hospital de Pinheiral.