Universidade por um dia: evento estimula alunos da rede pública ao ingresso na faculdade

Mais de 3 mil alunos do Ensino Médio, de 50 escolas, participarão do evento

Por O Dia

Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca
Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca -
Rio - Incentivar alunos da rede pública do Rio a ingressar nas universidades. Esse é o principal objetivo do projeto sem fins lucrativos Universidade Por Um dia (UPUD), feira de profissões, cuja terceira edição será realizada no dia 12 de novembro, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre 8h e 17h. A entrada é franca e aberta a todo o público. 
Idealizado pela psicóloga franco-brasileira Chloé d’Archemont, o projeto é uma realização da produtora Araucária Cultural em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), com o objetivo de estimular o engajamento de alunos da rede pública no Ensino Superior. Na feira, mais de 3 mil alunos do Ensino Médio, de 50 escolas, irão ao evento. O Secretário Estadual de Educação Pedro Fernandes e o jornalista esportivo Alex Escobar farão as palestras de abertura do UPUD.
Ao longo do dia, haverá uma série de atividades para os estudantes: palestras, testes vocacionais, dinâmicas, atividades lúdicas e muita troca de experiências com profissionais de diferentes áreas. Entre as palestras motivacionais, o ex-atleta e Presidente da ONG 'VemSer' - Esporte e Psicologia Raphael Zaremba e o economista e o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB), ativista da causa educacional, vão compartilhar suas experiências com o público.
Nesta edição, o evento está dividido em quatro áreas que representam o caminho do estudante até a universidade: ENEM, Carreiras, Faculdades e Pré-vestibular Social.
“O UPUD cresceu não só de tamanho. Começamos com um projeto de educação com foco em informação sobre faculdades e hoje nós nos estabelecemos como um evento de transformação social por meio da educação”, afirma a idealizadora do evento Chloé. 
Na área ENEM, cinco youtubers que têm o trabalho voltado para o tema educação participam de um bate-papo. Em Carreiras, acontece o encontro dos estudantes com profissionais das mais diversas áreas, em 20 stands temáticos. 
“Em cada um dos stands, monitores voluntários vão apresentar para os visitantes o rico universo de cursos de graduação, em todas as suas possibilidades de atuação, de forma lúdica e interativa, unindo cultura e educação”, explica Chloé.
Na seção Faculdades, instituições de ensino como Estácio de Sá e IBMR falam sobre seus cursos, oportunidades de bolsas de estudo e programas de financiamento estudantil. Em Pré-Vestibular Social, o CECIERJ apresenta as opções de cursos gratuitos com taxa simbólica para que os estudantes do Ensino Médio se preparem para o ENEM do próximo ano.
Além da intensa programação voltada para o futuro profissional, o UPUD oferece ainda atividades culturais, esportivas, lúdicas e de expansão de consciência, como apresentações e práticas de capoeira, yoga, horta, maracatu e atividades de autoconhecimento, com rodas ministradas por facilitadores.

Galeria de Fotos

Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca Divulgação
Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca Divulgação
Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca Divulgação
Evento ocorrerá no dia 12, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca Divulgação

Comentários